Translate

domingo, 29 de novembro de 2009

O Natal e os Natais

Alfrêdo Oliveira Silva

Estamos às vésperas do período em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, e com ele várias expressões comemorativas cristãs tomam forma. O Natal traz consigo um clima que contagia pessoas e comunidades, nos ambientes autodenominados cristãos. Mas, existe o Natal, e os “natais” – expressões que tentam traduzir o espírito da época.

1.O Natal estético – é quando vemos a beleza do Natal, expressa através do belo, da decoração das casas, igrejas, cidade. Esteticamente o Natal deve apontar somente para Jesus Cristo, e para a beleza do sumo bem.

2.O Natal artístico – é manifesto através do uso das artes. Neste período vemos belíssimas cantatas, dramatizações, poesias, painéis. As manifestações artísticas natalinas não devem buscar o aplauso do público para o palco, mas a adoração a Deus no altar.

3.O Natal litúrgico – é a ocasião em que as igrejas celebram cultos especiais, e até alguns membros anuais, ou festivos, aparecem... o Natal cristão deve ser celebrado todos os dias na liturgia da vida em Cristo, por Cristo e para Cristo.

4.O Natal capitalista – é vivenciado na prática do consumismo, onde é incentivada a busca por presentes caros, e a ocasião é usada muitas vezes para expressar o poder aquisitivo de quem presenteia. Outro perigo é tentar compensar com presentes a ausência do dia-a-dia. A questão não é o comprar, mas as motivações para fazê-lo.

5.O Natal solidário – é celebrado por aqueles e aquelas que percebem que a síntese do Natal é a expressão do amor de Deus pela criação, que deve contagiar os seres humanos em suas vivências diárias, a ponto de adorarmos ao Senhor, e agirmos solidariamente uns para com os outros. Natal é tempo de lembrar que o maior presente – Jesus Cristo – foi dado por Deus aos humanos, e que antes de dar presentes, devemos nos doar em amor a Deus e ao próximo.

Pensar em o Natal e os “natais” é avaliar os vários “natais” que promovemos e nos envolvemos e avaliarmos o quanto eles apontam para Jesus Cristo, e contribuem para a maior glória de Deus.

Pensar em o Natal e os “natais” é redescobrir o espírito do Natal, como uma celebração missionária, fraterna e solidária. Missionária, porque o nascimento de Jesus Cristo implica no cumprimento de uma missão, e que nos impulsiona a cumprir a nossa, Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós (João 20.21); Fraterna porque à medida que temos Deus como Pai, e fomos feitos à Sua imagem, segundo a Sua semelhança, devemos refletir sobre o esvaziamento de Deus ao assumir humildemente a nossa humanidade em Jesus Cristo, para que uma vez mais fossemos irmãos e irmãs feitos iguais; Solidária, percebendo e combatendo as diferenças discriminatórias que são pecaminosas à medida que marginalizam seres humanos, e ofendem a Deus, e recuperando a prática de Cristo de ser solidário com os que sofrem.

Pensar em o Natal, e os “natais”, é resgatar o Espírito fraterno de Deus em Cristo, enviado à humanidade.

Publicado originalmente nO Jornal Batista Pernambucano, Novembro e Dezembro, que pode ser acessado on-line em http://www.batistas-pe.org.br/arquivos/?id_categoria=6

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Misericórdias Renovadas

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
(Lamentações 3.22,23)

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Notícia Triste

Caríssimos,


Hoje tivemos um dia muito difícil, e quero compartilhar com vocês em linhas gerais.


Pela manhã minha esposa fez uma ultrassonografia e tivemos o diagnóstico de um abortamento retido, foi muito doloroso para nós. O diálogo mais difícil para mim foi compartilhar com nossa filha de cinco anos e meio.


À tarde, a médica da minha esposa viu o exame, e recomendou repouso por uma semana, ao final da qual será feito um novo exame para confirmar a situação.


Estou há cerca de dois dias sem ler e-mails, o que poderá se estender um pouco mais.


Fraterno abraço,


Alfrêdo