Translate

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

ICABODE

Alfrêdo Oliveira[1]

O que acontece quando a glória do Senhor não está presente entre seu povo? ICABODE. Este é o nome de uma criança que nasceu assinalando esta realidade, sua história está registrada em 1 Samuel 4.20,21.

ICABODE nasceu quando os filisteus derrotaram Israel e lhe tomaram a arca de Deus. Como conseqüência morreram seu pai Finéias, e seu avô o Sacerdote Eli.

ICABODE, foi-se a glória de Israel que caiu derrotado pelos seus inimigos.

ICABODE é o título de um livro do Dr. Rubem Amorese, que adverte a igreja sobre o perigo de perdermos a glória de Deus, se formos vencidos pelo mundo. No passado os filisteus, hoje as armas que ele usa são outras mais sutis: a pluralização, a privatização, e a secularização.

Na pluralização tudo tem alternativa, é uma questão de escolha. Caem por terra os imperativos singulares da Palavra de Deus.

Na privatização, “que representa necessariamente fragmentação” (p.53) quando a nossa opinião é contestada retiramo-nos para o nosso mundo privado, deixamos a comunhão, fragmentamo-nos, é o triunfo do individualismo em sua ênfase negativa.

Na secularização Deus deixa de emitir as normas, e a nossa preocupação é com a opinião pública, que “na maioria das vezes, não tem opinião nem é pública” (p.65). É preciso estar em sintonia, mesmo que fora da vontade de Deus.

ICABODE, foi-se a glória de Israel. Quando a gloria do Senhor não está entre o seu povo acontece a derrota, a morte, a tristeza, e a submissão aos filisteus que hoje aparecem sob vários nomes e formas.

Que estejamos atentos à voz de Deus, para fugir das armadilhas que estão a nossa volta, e fielmente refletirmos a glória do Senhor em nossas vidas, família e comunidades. AMÉM.

[1] O Pastor Alfrêdo Oliveira Silva é Bacharel e Mestre em Teologia (especialização em Novo Testamento), Professor do STBNB – Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, e da AMESPE – Academia Memorial de Ensino Superior de Pernambuco, membro da APMB – Associação dos Professores de Missões do Brasil e da Igreja Batista da Capunga, Recife-PE, Brasil. E-mail: alfredo.oliveiras@gmail.com Blog: http://alfredooliveiras.blogspot.com/
Postar um comentário