Translate

sábado, 24 de julho de 2010

Morre aos 74 anos o Maestro Cussy de Almeida

Compartilho notícia do falecimento do Maestro Cussy de Almeida da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque:

http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/noticia/2010/07/24/morre-aos-74-anos-o-maestro-cussy-de-almeida-229790.php



A Orquestra é considerada pela ONU um dos 100 melhores projetos sociais do mundo, onde Lídia minha esposa trabalha:
http://www.atitudecidada.com.br/reportagem.php?id=375



Fraterno abraço,

Alfrêdo

COTIDIANO
Pernambuco - 24.07.10 - Atualizado às 09h53
10:02:03MÚSICA
Morre aos 74 anos o maestro Cussy de Almeida
Publicado em 24.07.2010, às 09h18
Do JC Online

Cussy de Almeida era maestro, violinista e compositor
Alexandre Belém / JC Imagem

Após dias de internamento na UTI, o maestro Cussy de Almeida, 74 anos, faleceu às 21h30 desta sexta-feira (23), em decorrência de uma deficiência pulmonar. O músico, regente e idealizador da Orquestra Cidadã Meninos do Coque morreu no Hospital Santa Joana, onde estava internado.

O corpo será velado e cremado neste sábado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Cussy de Almeida sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e devido a isso só possuia 28% das funções do pulmão.

O maestro italiano Vitório assumirá a orquestra a partir de sua chegada, no dia 2 de agosto. O novo regente já se apresenta com a orquestra no próximo dia 5. O show será dedicado a músicas de Luiz Gonzaga e contará com Alcimar Monteiro.

Cussy de Almeida era maestro, violinista e compositor. Começou seus primeiros estudos musicais aos 5 anos, motivado pelo pai pianista Waldermar de Almeida, diretor do Instituto de Música do Rio Grande do Norte. Com apenas 14 anos já dominava completamente o violino e ingressou no corpo da Orquestra Sinfônica do Recife. Na juventude estudou, residiu e se apresentou em diversos paises europeus.

De volta ao Brasil, na década de 70, dirigiu o Conservatório Pernambucano de Música por 16 anos, onde impulsionou a criação da Orquestra Armorial de Câmera. Como compositor é autor de várias obras criadas a partir de pesquisas na música brasileira de raiz, trabalho iniciado em 1969 ao lado dos compositores Clóvis Pereira, Jarbas Maciel, Guerra Peixe e Capiba.

MENINOS DO COQUE - Desde o início, o maestro regia a Orquestra Criança Cidadã, que chega aos 10 anos em 2010 celebrando a indicação pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos 100 melhores projetos sociais do mundo. A divulgação dos dez eleitos acontecerá em outubro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os meninos e meninas integrantes da orquestra vão tocar na cerimônia. Assistidos pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), os 130 jovens e crianças além de aprenderem a tocar, recebem apoio pedagógico, psicológico e médico. Eles também têm aulas de inglês e espanhol e recebem três refeições por dia.

>> Leia mais: Orquestra do Coque na final de prêmio internacional
Postar um comentário