Translate

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Lyubomyr Matveyev na PIB Mirueira

Boa tarde!
 
É com alegria que anuncio que na próxima quarta, dia 09 Fev. 2011, receberemos em nossa Igreja no culto das 19h30, a presença do Pastor Lyubomyr, que é ucrâniano e nosso Missionário na Europa Oriental.
 
Incentivo você a reorganizar a sua agenda para participar daquele culto que certamente será uma bênção para sua vida.
 
Abaixo segue alguns dados do Pastor Lyubomyr e sua esposa.
 
Fraterno abraço,
 
Alfrêdo
 
 
 
Biografia de Lyubomyr Matveyev
Lyubomyr Matveyev nasceu no dia 10 de junho de 1976 na cidade de Cthervonograd, Estado de Lviv, Ucrânia, onde cresceu. É filho de Vladymyr Matveyev e de Anna Matveyev, e tem três irmãos: André, Okssana e Vitaly. Todos são evangélicos, batistas, e cresceram nos ensinamentos da Palavra de Deus.
Desde criança, dentro de casa, sempre ouviu falar de Jesus e de seu amor pelas pessoas. Via e sentia isso através dos testemunhos da vida e do ministério de seus pais. Mas, mesmo assim, demorou a aceitar Cristo, devido a forte ideologia comunista e ateísta dominante na época. Seus professores e amigos de escola afirmavam que Deus não existia. Tudo isso entrava em conflito com os ensinamentos recebidos de seus pais, e deixava confuso o jovem Lyubomyr.
Em 1993, Lyubomyr se alistou e foi convocado para prestar o serviço militar no Exército da Forças Armadas da Ucrânia, onde permaneceu um ano. Logo ao sair do Exército, ouviu uma mensagem de seu pai, num dos cultos da Igreja Batista de Cthervonograd, e não resistiu mais. Então, enquanto seu pai pregava, ele se ajoelhou e confessou seus pecados, aceitando a Jesus como seu Salvador. Assim, no dia 1o de janeiro de 1995, Lyubomyr começou a viver uma nova vida ao lado de Cristo.
Foi batizado no dia 23 de julho de 1995, na mesma igreja em Cthervonograd, pelo Pr. Ivan Romanyuk. Se tornou membro daquela igreja onde trabalhou como líder de jovens e adolescentes, iniciou um trabalho com os órfãos, idosos abandonados e dependentes químicos, dirigia o louvor, fazia visitas às igreja pequenas, etc. Devido à mudança de cidade, pediu carta de transferência e se tornou membro da pequena igreja “Graça”, em Kiev, onde continuou a exercer os mesmos trabalhos.
No fim de setembro de 1995 conheceu Anatoliy Shmilikhovskyy, outro ucraniano que é também um vocacionado para a obra missionária. Ambos estudaram na Universidade Cristã de Kiev e trabalharam como ajudantes do Pr. Vladymyr Vshyvkyn numa pequena igreja batista em Brovary, durante um ano. Desde o começo Deus sempre os usou juntos em Sua Obra.
Os ucranianos, em fevereiro de 1997, receberam o convite da JMM e sentindo vir do próprio Deus, vieram estudar no Brasil. Passaram um ano e meio em oração esperando a confirmação do Senhor. Assim, no dia 5 de agosto de 1998 finalmente chegaram ao Brasil e começaram a estudar no Seminário Teológico Batista do Norte, em Recife.
Até fevereiro de 1999, Lyubomyr se dedicou ao aprendizado da língua portuguesa. Só a partir de março de 1999 começou a fazer o curso de Bacharel em Teologia, que teve duração de cinco anos. No mesmo ano passou a freqüentar a Igreja Batista da Concórdia e a trabalhar na sua congregação em Madalena. No mesmo ano, fez uma viagem missionária com o Pr. Moisés Selva Santiago e sua família à Ucrânia, quando o traduziu nas pregações, em palestras para jovens e adolescentes e ensinando na Universidade Cristã em Kiev. Aproveitando aquela viagem, Lyubomyr casou-se com Nataliya Pyrih, na Igreja Batista em Cthervonograd, sob a bênção do Pr. Moisés.
Dois meses depois do casamento, março de 2000, retornaram ao Brasil e se tornaram membros da Igreja Batista em San Martin, no Recife. Nesta igreja Nataliya trabalhou com crianças, desenvolvendo um projeto no berçário. Lyubomyr trabalhou auxiliando o pastor, ensinava na classe de novos convertidos e na área de missões. Ele concluiu seu curso de Teologia em dezembro de 2003.
Lyubomyr foi comissionado à obra missionária mundial no Proclamai Regional Centro-Oeste, em Brasília, no mês de fevereiro de 2004, juntamente com os seus compatriotas, a esposa Nataliya e Anatoliy. Em março do mesmo ano seguiram para seu país, a Ucrânia, como missionários especiais dos batistas brasileiros.
Biografia de Nataliya Pyrih
Nataliya Pyrih nasceu no dia 24 de outubro de 1979 na cidade de Cthervonograd, Estado de Lviv, Ucrânia. Ela é filha de Stepan Pyrih e de Olga Pyrih.

Ela nasceu e cresceu numa família evangélica (batista). Mas por influência das amigas de escola e por temer a perseguição do Governo de seu país, que via os evangélicos como inimigos do povo, levava uma vida rebelde.

A vida de Nataliya começou a mudar com a queda do Comunismo e a chegada da liberdade religiosa na Ucrânia. Com o término do 1o e 2o graus, perdeu o contato com as amigas e começou a freqüentar os cultos jovens, fazendo novas amizades e sendo influenciada por elas. Naquela época relembrando os ensinamentos dos pais se fortaleceu mais na fé. Nataliya se envolvia cada vez mais com os trabalhos da Igreja Batista de Cthervonograd.

No dia 4 de fevereiro de 1996, naquela mesma igreja, ao ouvir uma mensagem de Lyubomyr Matveyev não resistiu ao amor de Jesus e fez sua decisão pessoal ao lado de Cristo. A vergonha da vida antiga foi o sentimento mais forte que a levou ao arrependimento. No mesmo ano, no dia 14 de julho, ela foi batizada pelo Pr. Vladymyr Matveyev.

Nataliya completou o 2o Grau em sua cidade e estudou durante um ano no Colégio Bíblico (1997-1998); tem curso de Corte, Modelagem e Costura. Ela formou-se em 2003 no curso de Educação Religiosa no Seminário de Educação Cristã em Recife, PE.

Fez uma viagem missionária com o Pr. Moisés Selva Santiago e sua família à Ucrânia. Aproveitando aquela viagem, Nataliya casou-se com Lyubomyr na Igreja Batista em Cthervonograd, no dia 2 de janeiro, sob a bênção do Pr. Moisés.

Dois meses depois do casamento, março de 2000, retornaram ao Brasil e se tornaram membros da Igreja Batista em San Martin, no Recife. Nesta igreja Nataliya desenvolveu um projeto no berçário que atendia crianças de 0 a 2 anos de idade. Lyubomyr trabalhou auxiliando o pastor, ensinava na classe de novos convertidos e na área de missões.

Nataliya foi comissionada à obra missionária mundial no Proclamai Regional Centro-Oeste, em Brasília, no mês de fevereiro de 2004, juntamente com os seus compatriotas, o esposo Lyubomyr e Anatoliy. Em março do mesmo ano seguiram para seu país, a Ucrânia, como missionários especiais dos batistas brasileiros.
Postar um comentário