Translate

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Servos de Deus; servos na denominação: Uma olhar sobre a 38ª Assembléia da CBPE


Nós os cristão vivemos como cidadãos de dois reinos, que Agostinho, Bispo de Hipona, chamou de cidades: de Deus e dos homens. Prestamos serviço a Deus quando o adoramos, quando servimos ao próximo e quando servimos à sociedade. Além desta condição, estamos inseridos em denominações nas quais ingressamos através de mecanismos como batismo e transferência. A denominação Batista Brasileira tem sua maior expressão no Brasil através da Convenção Batista Brasileira, e suas cooperadoras regionais.

Nos dias 29, 30 de Abril e 01 de Maio de 2011 os Batistas Pernambucanos estiveram reunidos na 38ª Assembléia da Convenção Batista de Pernambuco (CBPE), e que foi marcada por momentos inspirativos, discussão do rumos da denominação, aprovação de relatórios e recomendações, e eleição de uma nova diretoria para o biênio 2011/2012.

A presente eleição foi um divisor de águas na história batista de Pernambuco, por algumas razões, entre ela menciona-se:

Um ciclo que se fecha
Desde o ano de 2000 que a convenção vinha sendo presidida em mandatos alternados pelo Diácono Lyncoln Pereira de Araújo (IEB Casa Amarela), e pelo Pastor Ney Silva Ladeia (IB Capunga). Período marcado entre outras realizações, pelo alcance da meta da presença batista em cada cidade do Estado.

Com a presente eleição um ciclo se fechou. Assumiu a presidência o Pastor Joel Bezerra de Oliveira (PIB Recife), que pela primeira vez ocupa esta função. Os discursos do momento da posse foram emocionantes, e significativos, pelo que destacamos algumas idéias, sem a preocupação de citação literal.

O Presidente que encerrou o mandato, Pastor Ney Ladeia, agradeceu aos pares da diretoria, ao povo batista e se colocou – juntamente com a diretoria que encerrava o mandato – à disposição da nova diretoria para ajudar no que for necessário para que a obra batista prossiga em seu avançar.

A Prof. Dayse Santos Correia de Oliveira (2ª Vice-Presidente que encerrava o mandato), na condição de Primeira Secretária da Convenção Batista Brasileira (CBB), antes de orar empossando a nova diretoria destacou a importância da cooperação entre as duas convenções, das parcerias firmadas nos últimos anos, e reafirmou a disposição da CBB em continuar apoiando a CBPE em seus projetos. Destacou ainda que da CBPE a CBB espera cooperação e lealdade.

O Pr. Joel Bezerra de Oliveira, depois de empossado, afirmou que o mandato não era só dele, mas também dos Pastores Batistas de Pernambuco que através da Ordem demonstraram apoio para que ele aceitasse concorrer ao cargo, e afirmou a intenção de ouvir todos os segmentos da denominação durante o seu mandato, executar o planejamento estratégico aprovado na Assembléia, e fazer os ajustes necessários considerando as sugestões nascidas a partir dos fóruns denominacionais que serão ouvidos. Outro ponto da palavra do Pr. Joel foi a alegria demonstrada, com a palavra do Pr. Fernando Brandão na noite de Missões, com os planos da JMN, em parceria com a CBPE, de abrir uma Cristolândia em Recife. O Pr. Joel tem um histórico envolvimento com a recuperação de drogados através do Desafio Jovem do Recife, organização fundada por ele em 1982[1], e que tem prestado relevantes serviços ao Reino de Deus e à Sociedade Pernambucana.

O retorno da PIBRF à Presidência
Um dado para registro, é que com a eleição do Pastor Joel Bezerra de Oliveira, é a primeira vez desde que a Convenção Batista de Pernambuco foi formada em 1973, com a reunificação do campo através da fusão das Convenções Batista Pernambucana e Evangelizadora de Pernambuco, que um Pastor da Primeira Igreja Batista do Recife assume a presidência[2].

Esse dado se reveste de grande significação, uma vez que em 30 de dezembro, completará 110 anos da fundação da União Batista Leão do Norte, embrião do que hoje é a CBPE, e a primeira convenção estadual organizada pelos Batistas no Brasil, em assembléia ocorrida na Primeira Igreja Batista do Recife, quando foi eleito Presidente o Pastor da Igreja, Salomão Ginsburg[3], que também é considerado o “Pai da CBB”[4].

Expectativas e perspectivas – o que se espera
Para 2011 espera-se que a CBPE continue o seu avanço na evangelização do Estado, fortalecendo e plantando igrejas, ouvindo os vários segmentos denominacionais para ajustar e executar o planejamento estratégico aprovado.

Para 2011 espera-se que a CBPE, com a ajuda dos pastores e igrejas, dê especial atenção aos missionários que nas várias regiões do estado proclamam o Evangelho da Salvação, alguns deles em condições limitadas, até pelo contexto social da região.

Para 2011 espera-se que a CBPE, através de suas Coordenadorias e Conselho, apóie as igrejas e associações cumprindo a sua missão Expandir o Reino de Deus, planejando e viabilizando as ações conjuntas das igrejas batistas em Pernambuco.”[5] E desta forma alcance sua visão Visamos a extensão do Reino de Deus através da cooperação das igrejas, ganhando Pernambuco 100% para Cristo.[6].

Para 2011 espera-se que a CBPE prossiga em sua cooperação denominacional com a CBB, trabalhando para a evangelização de Pernambuco, do Brasil e do mundo.

A diretoria da CBPE para o biênio 2011/2012 ficou assim constituída: Presidente – Pr. Joel Bezerra de Oliveira (PIB Recife); 1º Vice-Presidente – Pr. Israel Dourado Guerra Filho (IB Mangabeira); 2º Vice-Presidente – Pr. Miquéias da Paz Barreto (IB Concórdia); 1ª Secretária – Prof. Iracy de Araújo Leite (IB Capunga); 2ª Secretária – Prof. Ábia Saldanha Figueiredo (IB Concórdia); 3º Secretário – Pr. José Altair da Silva (IB MAssaranduba) ; 4ª Secretária – Rosemária Palmeira (IB Capunga).

Os Batistas Pernambucanos são servos de Deus na denominação Batista. Missionários, Pastores, Diáconos, Seminaristas, membros da Diretoria e do Conselho, coordenadores, funcionários, antes de tudo servos que se colocam no altar do Senhor para a expansão de Sua obra, a partir das atividades denominacionais.

Que Deus continue a abençoar-nos. Amém!


[2] Convenção Batista de Pernambuco; Livro do Mensageiro da 38ª Assembléia, Recife: Maio de 2011. p. 4.
[3] Idem p. 145 e seguintes.
[5] http://www.batistas-pe.org.br/conteudo/?id=64 acessado em 03 Mai. 2011 às 13h30
[6] http://www.batistas-pe.org.br/conteudo/?id=64 acessado em 03 Mai. 2011 às 13h32

Um comentário:

henripib@gmail.com disse...

Vamos alimentar as expectativas para que seja uma operosa adiministração por parte da nova diretoria. Que as Igrejas percebam uma coordenação firme e, principalmente, observem os exemplos dados através das Igrejas pastoreadas pelos que compõem essa diretoria. Exemplos de firmeza Bíblica doutrinária, com a orientação de apego somente à Palavra de Deus.
E quem sabe, não se inicie em Pernambuco a reação dos Batistas aos "desbastistados" que insistem perverter a denominação mais Bíblica que se conhece.
Que a honra de servir a Deus seja uma das boas marcas dos servos que têm a felicidade de servir ao Senhor através da CBP.
Deus nos abençoe e nos use!
DC. Henri - Membro da Comunhão Batista Clássica.