Translate

terça-feira, 31 de março de 2009

Zaqueu Moreira de Oliveira - 50 Anos de Ministério

Há 50 anos atrás, no dia 03 de janeiro de 1959, no templo da PIB Fortaleza o jovem Zaqueu Moreira de Oliveira recebia a imposição de mãos para o Santo Ministério da Palavra de Deus, tornando-se Pastor da Igreja Batista de Porangabuçu. De lá para decorreram 50 anos.

Na Educação Teológica iniciou sua atuação em 1961 como Diretor da Biblioteca do STBNB e Professor de Hebraico. Em 1967 foi aos Estados Unidos onde em tempo recorde, quatro anos, concluiu brilhantemente seu Mestrado e Doutorado em Teologia. De volta ao Recife reassume a Docência e a Direção do Curso de Teologia do STBNB.

Em 1975 muda-se para Belém do Pará, onde lecionou na UFPA, e no Seminário Equatorial onde serviu como deão acadêmico, vice-reitor e reitor interino. Além de participar intensamente da vida denominacional através das juntas da CBB e estadual, sendo Presidente da Convenção Batista do Pará.

Em setembro de 1992 volta ao Recife, onde pela terceira vez pastoreia a IB Afogados. Entre abril de 1994 e dezembro de 2002, serve como reitor do STBNB, período em que mantém as finanças equilibradas, apesar do corte das verbas da Missão. Em seu reitorado foi criada uma editora e a revista Reflexão e Fé.

De 1997 a 2008 são produzidos 12 dos 15 livros de sua autoria, destaque-se os comemorativos dos centenários das Juntas Missionárias da CBB (JMN e JMM), foram 1034 páginas de pesquisa, história e amor a missões no Brasil e no exterior. As viagens ao campo tocantino e do São Francisco no Brasil, e a 13 países das Américas e da Europa fizeram os corações do Pr. Zaqueu e da Dra. Edelweiss Falcão de Oliveira, sua esposa, arderem ainda mais por missões.

Foi em celebração a estes 50 anos dedicados ao Reino de Deus, e à denominação batista que em 15 de março de 2009, às 19h., foi celebrado um grande culto de gratidão a Deus no Santuário da Igreja Batista em Afogados.

A mensagem foi trazida pelo filho mais velho do Pastor Zaqueu, o Pr. Greiton Falcão de Oliveira, do Ministério Árvore da Oliveira, tendo por base Lucas 19.1-10, e o tema Vitória e Conquista.

Na ocasião estiveram presentes familiares, amigos, ovelhas e alunos que assistiram a três horas de culto ao Senhor. Pela CBB falou a Prof. Iracy Leite, 1ª Secretária, entregando medalhas comemorativas ao casal em nome da JMN, em reconhecimento ao ministério do Pr. Zaqueu, e a atuação da Dra. Edelweiss como Presidente daquela Junta; A Prof. Dayse Correia, falou em nome da UFMBPE e trouxe recordações preciosas da época do então Seminarista Zaqueu; o Pastor Eliezer Moreira da Silva e sua esposa homenagearam o casal em nome da Igreja de Afogados; o irmão do Pr. Zaqueu, Zorando Moreira de Oliveira o presenteou com uma Bíblia em nome de toda a família; o Pr. Alfrêdo Oliveira representou o STBNB, onde o Pastor Zaqueu serve há trinta anos.

Ao final do culto, após as homenagens, lembrando de uma época em que os pastores precisavam aprender e fazer quase tudo, o Pr. Zaqueu regeu a congregação durante o cântico do Hino 99CC Ressurreição, sendo aplaudido ao final. Atualmente o Pr. Zaqueu é membro da Igreja Batista Gênesis em Candeias, Jaboatão dos Guararapes-PE, e Professor do STBNB.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Posse na PIB em Mirueira - Convite

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MIRUEIRA
Av. João Paulo II, 1020 – Mirueira, CEP 53405-190
CEP 53405-190 - CGC 11.548.195 / 0001 - 25
Paulista-PE., 15 de março de 2009.

A
Igreja
ATT. Pr.

Saudações em Cristo,

A Primeira Igreja Batista em Mirueira convida o distinto pastor juntamente com sua amada igreja para estarmos adorando ao nosso Deus no culto de posse do Pr. Alfrêdo Oliveira como pastor efetivo desta igreja. O culto acontecerá no dia onze do mês de abril do corrente ano às 19h30.

Desde já agradecemos ao amado pastor e aos queridos irmãos pela atenção em atender ao nosso convite, aguardando àquele dia onde estaremos celebrando ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo com muita alegria.
Deus continue nos abençoando.
_________________________ ________________________
Lanzona Venâncio Nancildo Gama
(Pres. em Exercício) (Pastor Interino)

sexta-feira, 6 de março de 2009

Aborto e Excomunhão

Escrevi o texto abaixo para um debate em uma das listas que assino, e compartilho.

O contexto é o debate sobre a excomunhão de pessoas envolvidas em um aborto.

Quanto a catolicidade dos envolvidos. Ser partícipe de qualquer organização ou organismo implica em privilégios e responsabilidades, e considerando que a Igreja Católica tem posição clara de condenação ao aborto, todo católico ao se envolver em práticas abortivas rompe unilateralmente com a Igreja, a excomunhão é uma reação em resposta ao ato cometido.

Quanto a criança de nove anos. É óbvio que ela, como centenas de outras lamentavelmente, foi vítima de uma monstruosidade e perdeu sua inocência, carecendo de um acompanhamento psico-social, e espiritual para enfrentar esta situação e continuar a viver. Moro em Recife-PE e fiquei aborrecido ao ouvir uma reportagem dizendo que após o aborto a menina ficou em um quarto com bonecas e bichos de pelúcia, especialmente preparado para ela. O meu aborrecimento não foi com o cuidado, mas com a informação implícita que agora estava tudo resolvido, ela voltou a ser criança. Sabemos que não é assim.

Quando às crianças abortadas. Em uma sociedade, como a nossa, que existe um lobby pró-aborto (é assim que se escreve mesmo?) elas nem são tratadas como seres humanos. Uma violência não justifica outra.

Em medicina, como em outras ciências, opiniões divergem e o tempo e a observação são necessárias. Neste caso, o caminho mais fácil era o aborto previsto em lei, esperar e observar o desenvolvimento era inaceitável para os pro-abortistas. Ouvi em off de médicos que afirmam que provocar um aborto naquele estágio de gestação é tão, ou mais arriscado que um parto. Talvez, essas vidas pudessem ser preservadas, e encaminhadas para uma outra família.

Quanto aos efeitos da excomunhão, eles serão proporcionais ao envolvimento dos excomungados com a Igreja. Se eram católicos nominais, nada mudará. Se tinham alguma vida eclesiástica, vão sofrer as privações impostas pelo Arcebispo.

Sei que sou minoria nesta opinião.

Fraterno abraço,

Alfrêdo

domingo, 1 de março de 2009

Reflexões Sobre o Culto Cristão

Dominicalmente, pessoas saem de suas casas para participar de cultos nas igrejas cristãs espalhadas pelo mundo; e algumas dessas pessoas também se reúnem para prestar culto a Deus em outros dias, além dos domingos.

O culto é praticado pelos seres humanos há milênios, desde que a criatura descobriu-se finita e passou a buscar o infinito. Hoje, inclusive dentro do Cristianismo, existem numerosas formas de culto. Alguns o classificam como: tradicional, contemporâneo e renovado. Neste artigo, destacarei algumas características e as partes que compõem o culto cristão, independente do estilo.

O culto, sobretudo o protestante, reformado e evangélico, deve pressupor algumas características:
1. CENTRALIDADE DA PALAVRA – A Bíblia como única regra de fé e prática deve ocupar o centro da adoração na exposição de suas verdades através da pregação. A posição do púlpito no santuário é um testemunho silencioso deste ideal. A centralidade da Palavra reflete-se nas outras partes do culto, quando a biblicidade é critério para seleção das músicas que são cantadas.
2. SIMPLICIDADE – O nosso culto precisa caracterizar-se pela simplicidade, que deve nascer em nossos corações. Não há lugar para ostentação, ou para “animadores de auditório”, nem para a transformação de altares de adoração em “palcos de shows”.
3. RACIONALIDADE & EMOÇÃO – O culto racional é orientação paulina e legado reformado. Cada adorador e adoradora deve entender e conscientemente prestar seu culto a Deus. Transes e descontroles não combinam com o domínio próprio, que é fruto do Espírito Santo. As emoções devem ser expressas sob o crivo da razão, sem excessos, manipulações ou descontrole histérico.

Finalmente, consideremos as partes que caracterizam o culto: ADORAÇÃO, CONFISSÃO, DEDICAÇÃO, PROCLAMAÇÃO, COMUNHÃO. Onde houver um culto cristão, estas partes devem ser identificadas.
1. ADORAÇÃO – adoramos a Deus pelo que Ele é.
2. CONFISSÃO – reconhecemos que somos pecadores e pedimos o perdão do Senhor.
3. DEDICAÇÃO – às vezes chamada de consagração, nessa parte, além da dedicação de vidas, dedicam-se também os bens e o tempo.
4. PROCLAMAÇÃO – também chamada de edificação, é a parte em que a mensagem bíblica é proferida.
5. COMUNHÃO – nesta parte celebra-se a comunhão com Deus, e com o próximo. A Ceia do Senhor é geralmente celebrada nesta hora.

O culto deve ser cuidadosamente preparado pelo Ministério de Música e pelo Ministério Pastoral em oração, sob a orientação do Espírito Santo, visando: Exaltar a Deus, Edificar os santos e Evangelizar os perdidos. Cada uma das partes busca harmonizar-se com as demais, de forma a que seja prestado a Deus um culto: cristão, inteligente, e bíblico.

Soli Deo Gloriæ!