Translate

terça-feira, 31 de março de 2009

Zaqueu Moreira de Oliveira - 50 Anos de Ministério

Há 50 anos atrás, no dia 03 de janeiro de 1959, no templo da PIB Fortaleza o jovem Zaqueu Moreira de Oliveira recebia a imposição de mãos para o Santo Ministério da Palavra de Deus, tornando-se Pastor da Igreja Batista de Porangabuçu. De lá para decorreram 50 anos.

Na Educação Teológica iniciou sua atuação em 1961 como Diretor da Biblioteca do STBNB e Professor de Hebraico. Em 1967 foi aos Estados Unidos onde em tempo recorde, quatro anos, concluiu brilhantemente seu Mestrado e Doutorado em Teologia. De volta ao Recife reassume a Docência e a Direção do Curso de Teologia do STBNB.

Em 1975 muda-se para Belém do Pará, onde lecionou na UFPA, e no Seminário Equatorial onde serviu como deão acadêmico, vice-reitor e reitor interino. Além de participar intensamente da vida denominacional através das juntas da CBB e estadual, sendo Presidente da Convenção Batista do Pará.

Em setembro de 1992 volta ao Recife, onde pela terceira vez pastoreia a IB Afogados. Entre abril de 1994 e dezembro de 2002, serve como reitor do STBNB, período em que mantém as finanças equilibradas, apesar do corte das verbas da Missão. Em seu reitorado foi criada uma editora e a revista Reflexão e Fé.

De 1997 a 2008 são produzidos 12 dos 15 livros de sua autoria, destaque-se os comemorativos dos centenários das Juntas Missionárias da CBB (JMN e JMM), foram 1034 páginas de pesquisa, história e amor a missões no Brasil e no exterior. As viagens ao campo tocantino e do São Francisco no Brasil, e a 13 países das Américas e da Europa fizeram os corações do Pr. Zaqueu e da Dra. Edelweiss Falcão de Oliveira, sua esposa, arderem ainda mais por missões.

Foi em celebração a estes 50 anos dedicados ao Reino de Deus, e à denominação batista que em 15 de março de 2009, às 19h., foi celebrado um grande culto de gratidão a Deus no Santuário da Igreja Batista em Afogados.

A mensagem foi trazida pelo filho mais velho do Pastor Zaqueu, o Pr. Greiton Falcão de Oliveira, do Ministério Árvore da Oliveira, tendo por base Lucas 19.1-10, e o tema Vitória e Conquista.

Na ocasião estiveram presentes familiares, amigos, ovelhas e alunos que assistiram a três horas de culto ao Senhor. Pela CBB falou a Prof. Iracy Leite, 1ª Secretária, entregando medalhas comemorativas ao casal em nome da JMN, em reconhecimento ao ministério do Pr. Zaqueu, e a atuação da Dra. Edelweiss como Presidente daquela Junta; A Prof. Dayse Correia, falou em nome da UFMBPE e trouxe recordações preciosas da época do então Seminarista Zaqueu; o Pastor Eliezer Moreira da Silva e sua esposa homenagearam o casal em nome da Igreja de Afogados; o irmão do Pr. Zaqueu, Zorando Moreira de Oliveira o presenteou com uma Bíblia em nome de toda a família; o Pr. Alfrêdo Oliveira representou o STBNB, onde o Pastor Zaqueu serve há trinta anos.

Ao final do culto, após as homenagens, lembrando de uma época em que os pastores precisavam aprender e fazer quase tudo, o Pr. Zaqueu regeu a congregação durante o cântico do Hino 99CC Ressurreição, sendo aplaudido ao final. Atualmente o Pr. Zaqueu é membro da Igreja Batista Gênesis em Candeias, Jaboatão dos Guararapes-PE, e Professor do STBNB.

Nenhum comentário: