Translate

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Haiti, porque a tragédia?

Oi pessoal, compartilho um pouco do meu pensamento com vocês.
 
Nestes dias o mundo foi abalado pela notícia do terremoto no Haiti, e várias questões têm sido colocadas desde então.
 
Porque aconteceu esta tragédia?
 
Alguns sentenciam que o terremoto é a manifestação da ira de Deus contra um povo que prática o vodoo - um tipo de bruxaria - ou ainda um dos sinais do fim dos tempos.
 
Outros respondem que o terremoto é tão somente a consequência natural da movimentação das placas tectônicas, que desde que o mundo é mundo tem causado terremotos, uns maiores que outros.
 
Não devemos querer complicar ou simplificar demais as coisas.
 
Se o terremoto fosse manifestação da justiça divina, não haveria a morte de crianças inocentes, ou de servos e servas de Deus que foram vitimados pela tragédia. Se fosse o juízo divino eles seriam poupados.
 
É fato que as placas tectônicas, são responsáveis por terremotos e vulcões ao redor do mundo, conforme pode-se observar na figura abaixo.
 

 
 
Logo, terremotos não acontecem só no Haiti, mas porque a tragédia foi tão grande por lá?
 
O Haiti é um país miserável, com 80% da população vivendo abaixo da linha da pobreza. Desnecessário dizer que não havia nenhum tipo de prevenção para esse desastre.
 
O Japão, por outro lado, sendo um país desenvolvido, e localizado igualmente em área de risco, toma precauções até na construção dos prédios, que são projetados para suportar tremores.
 
O terremoto foi causado pela movimentação das placas tectônicas sim, mas suas consequências foram maiores por causa dos pecados sociais de um país paupérrimo; por causa dos pecados estruturais de um ocidente chamado cristão que concentra as riquezas e recursos nas mãos de poucos, enquanto muitos permanecem na miséria.
 
As respostas não são demasiadamente simples nem complicadas, mas existem, e precisam ser objeto de nossa reflexão.
 
Que você tenha uma boa semana, um grande abraço,
Postar um comentário