Translate

domingo, 9 de junho de 2013

Cristo Vai Voltar! Mas, Enquanto Ele Não Vem...

Entre os judeus havia grandes expectativas com relação à primeira vinda e Jesus Cristo, e essas expectativas foram frustradas quando Cristo veio ao mundo instalando-se em uma manjedoura, e não em um palácio.
.
A Igreja aguarda o retorno do Mestre, e tem diante de si o dever de não nutrir expectativas que contrariem o espírito do Evangelho. Isto é, nosso Mestre é o Servo por excelência e nós fomos chamados para servi-lo. Embora Cristo vá voltar, nós ainda estamos na espera. Mas, enquanto Ele não vem, qual deve ser a atuação da Igreja na sociedade?

Enquanto Cristo não vem, compete à Sua Igreja, que somos nós, continuarmos desenvolvendo o ministério que Ele iniciou quando esteve pelos caminhos empoeirados da Palestina, afinal, somos o seu corpo (1 Coríntios 12.12ss).

O que Cristo fez? Ele andou por toda a parte fazendo o bem (Atos 10.38). O Evangelho pregado por Jesus Cristo era visto e experimentado por todos aqueles com os quais Ele convivia. A mensagem evangélica concretizava-se nas ações do Mestre em favor dos necessitados, e hoje deve concretizar-se em nossas ações.

O Evangelho deve ser pregado e vivido em sua totalidade, ao ser humano todo. Não é possível pregar o Evangelho, sem levar em conta a situação em que o povo vive. Estamos inseridos em uma sociedade, e é nela que o Evangelho precisa tomar forma. Compete-nos individualmente como cidadãos cristãos, e coletivamente como instituição, agirmos positivamente para que cada ser humano não seja privado de um viver digno.

A evangelização não nos isenta da responsabilidade social; pelo contrário, exige engajamento na luta por justiça social, e pela promoção da dignidade humana.

Cristo vai voltar! Mas enquanto Ele não vem que assumamos o compromisso com Deus, e com Sua Igreja, de viver e pregar o Evangelho em sua totalidade para alcançar o ser humano integralmente.

Soli Deo Gloriæ!


(Publicado no Boletim Dominical da IPM - Igreja Presbiteriana Memorial - em 09 Jun. 2013)
Postar um comentário