Translate

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Apocalipse


Apocalipse é o nome do último livro da Bíblia, escrito pelo Apóstolo João, no final do primeiro século, sendo o maior representante canônico da literatura apocalíptica, um gênero conhecido dos judeus e usado em épocas de crise com a finalidade de fortalecer a resistência e alimentar a esperança.

A palavra Apocalipse é uma transliteração do grego Ἀποκάλυψις e significa revelação, desocultamento.

O Apocalipse de João foi inicialmente endereçado às sete igrejas da Ásia (Apocalipse 1.4), que à época sofriam severa perseguição do Império Romano (Apocalipse 1.9), e seu estudo deve ajudar a Igreja a permanecer fiel em meio às crises, e se manter na convicção, e esperança, de que Deus mesmo dirige a história e a conduzirá a bom termo, executando os Seus juízos no tempo que Ele mesmo determinou, e que ninguém sabe, nem mesmo os anjos do céu (Mateus 24.36).

Entretanto, com o passar dos séculos, o desconhecimento da literatura apocalíptica, e hermenêuticas duvidosas, dissociaram o Apocalipse da ideia de esperança que devemos ter em Deus, e o associaram somente à catástrofes, e à conclusão das eras.

Em nossa Igreja, ao longo deste ano tivemos uma série de mensagens bíblicas no Apocalipse, quando examinamos o texto, à luz do seu contexto, e reafirmamos a inabalável certeza de que o nosso Deus dirige a história, e que o Seu Cordeiro é mais do que vencedor.

A Igreja, como noiva, deve aguardar, e ansiar, a segunda vinda de Jesus Cristo na certeza de que, o Senhor mesmo, enxugará dos olhos toda a lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor; porque as primeiras coisas passaram. (Apocalipse 21.4).

O Apocalipse, portanto, deve nos fortalecer para que cultivemos uma atitude de esperança diante dos problemas, dificuldades e tribulações que enfrentamos, na certeza de que na volta do Senhor, nas Bodas do Cordeiro, Deus reunirá os Seus santos para a bem aventurança eterna.

Soli Deo Gloriæ! Somente para a Glória de Deus!


(Publicado no Boletim Dominical da Igreja Presbiteriana Memorial em 26 de Novembro de 2017)



Nenhum comentário: