Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Mês da Pátria & Pátria Celestial






Setembro é considerado tradicionalmente o mês da Pátria, e é neste mês que a memória nacional celebra a iniciativa proclamadora do Príncipe D. Pedro, mais tarde Imperador D. Pedro I do Brasil, e Pedro IV de Portugal (o Libertador, também chamado de “O Rei Soldado”). Ao lembrarmos desta data não podemos esquecer outras figuras importantes como o Rei D. João VI, que previu a independência e instruiu seu filho a proclamá-la quando chegasse a hora; a Princesa D. Leopoldina (oriunda da poderosa dinastia dos Habsburgos, preparada desde cedo para as questões de Estado), mais tarde Imperatriz do Brasil, que presidiu a reunião do Conselho de Ministros que enviou as cartas lidas às margens do Ipiranga; e José Bonifácio de Andrada e Silva, cognominado Patriarca da Independência.

A história do Brasil foi construída por pessoas que no momento certo contribuíram de forma decisiva para a grandeza do Brasil e se posicionaram como agentes da história. A eles somos gratos e rendemos nossas homenagens.

Por outro lado, ao celebrarmos o mês da Pátria, devemos lembrar que nesta terra somos peregrinos, e que temos uma Pátria Celestial governada pelos Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e General do Exércitos que venceu a morte, o mal e as trevas e ressuscitou para que tivéssemos vida, e vide plena. Enquanto aguardamos o glorioso dia quando nos reuniremos para sempre com o Senhor na Santa Cidade, a Nova Jerusalém, devemos viver como cidadãos de duas pátrias, sendo bons cidadãos nestas terras do Cruzeiro do Sul, vivendo os valores do Evangelho de Jesus Cristo, seguindo o Seu exemplo, e testemunhando a mensagem transformadora de vidas. A exemplo dos discípulos no caminho de Emaús, nossos olhos devem ser reabertos, ao partirmos o pão e tomarmos o vinho, para enxergamos os nossos papéis como construtores de esperança em meio a um povo desesperançado, agentes da história, oferecendo a nosso contribuição para que o Reino dos Céus seja visto nesta terra, a começar em nossas vidas, famílias, e Igreja.

Que neste mês da Pátria promovamos a dignidade humana, ao assumir os deveres da nossa dupla cidadania.


Soli Deo Gloriæ!


(Publicado nos Boletins Dominicais das Igrejas: Presbiteriana Memorial (Piedade) e Presbiteriana Memorial de Muribeca, 1º de Setembro de 2019)



Nenhum comentário: