Translate

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Mês de Missões e da IPB





Em 12 agosto de 1859 desembarcava no Rio de Janeiro o Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867), dando início ao trabalho presbiteriano no Brasil, que neste mês celebra 160 anos. Antes do Rev. Simonton, a fé reformada estivera presente em nossa terra através de dois grupos:

1) huguenotes franceses – contaram com a presença de Ministros enviados por João Calvino, que realizaram no Rio de Janeiro o primeiro culto protestante das Américas, em 10 de março de 1557. Foi a partir deste grupo que surgiu a histórica Confissão de Fé da Guanabara, em meio aos eventos conhecidos como tragédia da Guanabara que produziu os primeiros mártires cristãos no Brasil.
2) Reformados do Brasil holandês – organizaram a pouco conhecida Igreja Reformada Potiguara, “uma igreja de confissão calvinista, estritamente contra o catolicismo português e com grande consciência teológica. O fato mais curioso que podermos perceber é que existiram índios calvinistas no Brasil do século XVII”*. Com a expulsão dos holandeses, esta Igreja desapareceu.

Nossa Igreja é parte desta história sendo federada à Igreja Presbiteriana do Brasil, a maior denominação reformada do país, tendo plantado várias igrejas, está empenhada na consolidação das igrejas filhas do nosso Presbitério (PMCR – Presbitério Metropolitano da Cidade do Recife), tanto no Grande Recife quanto no sertão do Pajeú, sendo ainda a principal mantenedora do PMCR.

No mês em que celebramos os 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil, devemos revisitar a nossa história, para a partir de um presente consciente, avançarmos no cumprimento diário da Grande Comissão começando em cada crente, cada família, e comunitariamente batalharmos diligentemente pela fé que uma vez foi entregue aos santos (Judas 3).

Soli Deo Gloriæ!


(Publicado no Boletim Dominical da Igreja Presbiteriana Memorial e também no
Boletim Dominical da Igreja Presbiteriana de Vila Bonilha em 04 de Agosto de 2019)

Nenhum comentário: