Translate

quinta-feira, 1 de abril de 2010

STBNB, 108 ANOS DE LUTAS E VITÓRIAS

Em 1º de abril de 1902 nascia o primeiro Seminário Batista do Brasil, fruto da visão de um judeu-russo, vinculado à Junta de Richmond – Salomão Luís Ginsburg. O Seminário do Norte nasceu sob a égide da resistência, perseverança e, fé. São 108 anos de lutas e vitórias.

Fruto do sonho de um visionário, que acreditava que o Brasil deveria ser evangelizado e pastoreado por nacionais, o jovem Seminário resistiu a uma decisão tomada por ocasião da primeira Assembléia da Convenção Batista Brasileira (CBB), que em 1907 deliberou fundar o Colégio e o Seminário do Rio de Janeiro, o que se concretizou em 1908. Aquela Assembléia decidira ainda que os Batistas teriam apenas um Seminário, o do Rio de Janeiro. O Seminário resistiu e o fruto de sua perseverança, veio em 1918, quando foi recebido como uma das organizações da CBB, condição preservada até nossos dias.

Outra luta enfrentada pelo Seminário do Norte, foi o Movimento Radical, expressão da tensão entre brasileiros e estrangeiros, que teve seu auge em 1923 quando apenas dois alunos permaneceram na instituição. Em 1940 outra crise se abate sobre o Seminário, e o número de alunos cai para oito.

Entre os valorosos obreiros que por aqui passaram, registra-se John Mein (Reitor de 1942 a 1952) e David Mein (Reitor de 1953 a 1985), pai e filho respectivamente, que dirigiram a instituição deixando um legado memorável, entre os quais menciona-se a criação de cursos e a construção da maioria dos prédios do campus, além da positiva influência em centenas de vocacionados.

Desde 1991 o Seminário vem sendo administrado de forma continua por brasileiros (Pastores José Almeida Guimarães, Zaqueu Moreira de Oliveira, Merval de Sousa Rosa, Roberto Schuler), e no momento pelo Dc Lyncoln Araújo, 1º Vice Presidente da CBB, o quinto Diretor nesta seqüência.

Segundo o Dr. Zaqueu Moreira de Oliveira, historiador e ex-Reitor do STBNB, “...cerca de 2.500 alunos receberam diplomas em nível de graduação e pós-graduação, além de outros 2.500 que têm participado em cursos de menor extensão e densidade curricular.” Em meio às lutas de sua centenária história, o STBNB tem muitas vitórias a celebrar.

Ao completar 108 anos, o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil continua, como Casa de Profetas, preparando pessoas para servirem nos vários ministérios da Igreja, denominação, e Reino de Deus. Fiel à sua história o STBNB enfrenta bravamente cada dificuldade, para em seguida celebrar as vitórias glorificando o nome de Jesus Cristo. STBNB, 108 anos preparando vocacionados para o ministério cristão!

2 comentários:

edvardeoliveira@gmail.com disse...

O Seminário foi, literal e afetivamente, minha segunda casa.
Agora que a responsabilidade é nossa, sejam os que nele trabalham diretamente, sejam os que - como eu - por ele podem trabalhar indiretamente, não iremos deixar a peteca cair.
Parabéns pelo texto!

Eu amo o Seminário do Sul disse...

Fico muito feliz, que mesmo com tantas dificuldades, o STBNB, a nossa primeira casa teológica, continue a servir aos propósitos do Reino!

Muito obrigado carissímo professor Âlfredo pela sua dedicação a essa casa; por esse bom dialogo que STBNB e STBSB vem dando num gesto de amor recíproco a manutenção e continuidade dessas duas instituição centenária dos batistas brasileiros, patrimônio nosso!

Um grande e fraterno abraço,

Jason Costa
aluno do STBSB