Translate

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SOLI DEO GLORIÆ! – Salmo 115


O Salmo 115 apresenta algumas razões pelas quais a glória é do Senhor:

1.                  Porque Ele é Misericordioso e Fiel - v.1
Em um mundo sem misericórdia, Deus é misericordioso (Dt 4.31; 2 Sm 24.14; Sl 89.1) e fiel (Dt 7.9; 1 Co 1.9; Hb 6.18).

2.                  Porque Ele Faz tudo Como lhe Agrada - v. 2,3
Deus age por Sua Soberana Vontade, e para promover a Sua glória. Na oração de Jesus Cristo (Mt 26.39) lemos:  ...todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. À Jesus Cristo, Deus respondeu: não! É presunção achar que não podemos ouvir não do Senhor.

Pensemos nos cultos: não deve haver lugar para preferências pessoais. Deus estabeleceu critérios: Espírito e em verdade (Jo 4.23); Racional (Rm 12.1); Ordem e decência (1 Co 14.40). Nosso culto deve observar o que diz a Bíblia; lembremos do PRC – Princípio Regulador do Culto consolidado na Confissão de Fé de Westminster (Capitulo XXI, Seção I): o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por Ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada, que não deve ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de Satanás, nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não prescrito nas Santas Escrituras.Não podemos embarcar na onda do culto antropocêntrico; ele há de ser teocêntrico, cristocêntrico e bibliocêntrico.

3.                  Porque os ídolos não são nada - v. 4-8
Os ídolos se apresentam de várias maneiras: prata e ouro, imagem humana ou animal, e tudo o que usurpa o incondicional lugar de Deus.

4.                  Porque Ele ampara e Protege Seu Povo - v.9ss
O povo de Deus é Israel, a Casa de Arão, e os que temem ao Senhor e o bendizem. Somos povo de Deus, e devemos vigiar, orar e agir para que em tudo e por tudo o nome do Senhor seja glorificado.

Soli Deo Gloriæ! (Somente para a Glória de Deus!)

(Publicado no Boletim Dominical da Igreja Presbiteriana Memorial, 21 Out. 2012)

Nenhum comentário: