Translate

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Compromisso?!?!

Compromisso é uma palavra que está em desuso, e uma atitude mais difícil ainda. Vive-se a época da falta de compromisso. Reclamam-se direitos, mas esquecem-se deveres.

Faz-se necessário trazer à memória os compromissos assumidos com Deus e Sua Igreja, de forma especial quando da admissão à comunhão da Igreja. Destaque-se o testemunho pessoal, freqüência aos cultos, sustento financeiro, e submissão à disciplina.

TESTEMUNHO PESSOAL – responsabilidade de cada cristão, pela evangelização do mundo, em cumprimento à grande comissão (Mt.28.18ss). Evangelizar é dever de todo crente, visando à expansão do Reino, e ao crescimento da igreja! Testemunho Pessoal é praticado no dia a dia. Parte deste testemunho inclui trazer convidados aos cultos.

FREQUÊNCIA E PARTICIPAÇÃO NOS CULTOS – cada membro da Igreja tem a responsabilidade de participar de suas atividades regularmente (Hb.10.25). É plano de Deus a celebração comunitária. Ele está presente sempre, e não apenas aos domingos. Comunitariamente deve-se exercitar a adoração, a confissão, dedicação, proclamação, o que ocorre através dos cultos que a Igreja mantém dominicalmente, e ao longo da semana. Cada membro da Igreja precisa participar ativamente dos cultos que ela promove.

SUSTENTO FINANCEIRO – contribuir regularmente com a Igreja (Ml.3.6ss). A Igreja é mantida pela contribuição voluntária dos seus membros (2 Co. 9.7,8). As despesas são pagas com esses recursos e a plantação e manutenção de igreja também; não são recebidos subsídios externos, e a administração dos recursos é acompanhada pelo Conselho da Igreja, e anualmente informada à Assembléia de Membros. A participação financeira é um dos deveres do cristão.

SUBMISSÃO À DISCIPLINA – quando se dá o ingresso na Igreja, assume-se sob juramento, o compromisso de submissão e obediência ao seu governo e disciplina (Rm.13; Tt.3.1). Esses juramentos não podem ser esquecidos, nem negligenciados.

Que sejam cumpridos os compromissos assumidos com Deus e a Igreja.


Soli Deo Gloriæ!

(Publicado no Boletim Dominical da IPM, 29 Jun. 2014)

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Aniversário da Igreja Presbiteriana Memorial


Aniversário da IPM

05/07 às 19:00h
Culto Evangelístico
Pregador Rev. Alfrêdo Oliveira

06/07 às 09:00h. 
Santa Ceia

06/07 às 18:00h.
Culto Evangelístico
Pregador Rev. Abner Assis

VENHA E TRAGA CONVIDADOS!!!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

FOMOS TODOS CONVOCADOS II!


Em clima de Copa do Mundo, observa-se a realização de jogadores que foram convocados para representar seus países vestindo a camisa das seleções. Os olhares do mundo se voltam para eles, e existe uma preocupação de cada um para apresentar o melhor futebol, e desenvolver bem suas habilidades, são goleiros, laterais, zagueiros, volantes, atacantes, pontas, alas, enfim, dependendo das estratégias de cada técnico. Além destes, existem as equipes nos bastidores para que tudo funcione adequadamente, e para que os times tenham um bom desempenho em campo.

Na Seleção de Jesus Cristo Fomos Todos Convocados! A escalação foi feita pelo Senhor, quando nos deu a Grande Comissão, e as posições foram determinadas quando o Espírito Santo distribuiu dons com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, (Efésios 4.12). Como eleitos, selecionados pelo Senhor, somos convocados à Arena da Vida para compartilhar o Evangelho através das nossas vidas, palavras, atitudes e ações. Os olhares do mundo estão voltados para o desempenho da Seleção de Deus – a Igreja – que neste mundo deve ser sal e luz (Mateus 5.13-16). Precisamos buscar o nosso fortalecimento através da edificação de uma Igreja doutrinariamente sólida, para que cada um desempenhe o serviço para o qual foi convocado, cada um na sua posição, no Ministério designado pelo Senhor, no exercício dos dons espirituais recebidos, capacitados pelo Espírito Santo.

A diferença entre nós e as seleções que disputam o mundial é que o Mestre já nos assegurou a vitória com Sua vida, morte e ressurreição. Nossa convocação é para fazer esse anúncio ao mundo. A nós compete ir fazer discípulos, batizar em nome da Trindade Santíssima e ensinar a guardar todas as ordens do Salvador, na certeza de que não estamos sozinhos (Mateus 28.19, 20).

Fomos Todos Convocados! Ele está conosco! “Não é dos fortes a vitória, Nem dos que correm melhor. Mas dos fiéis e sinceros Que seguem junto ao Senhor!” (Hinário Novo Cântico 49, estribillho).

Soli Deo Gloriæ!

(Publicado no Boletim Dominical da Igreja Presbiteriana Memorial, 15 de junho de 2014)


quarta-feira, 4 de junho de 2014

FOMOS TODOS CONVOCADOS!


Em época de copa do mundo, em que pesem implicações políticas, e a inevitável lembrança da estratégia romana do “pão e circo” como instrumento de alienação do povo, o fato é que existe uma curiosidade quase compulsiva para saber quem são os escalados das várias seleções, e qual será o desempenho deles.

Neste contexto surge o tema da mobilização iniciada na UPH (União Presbiteriana de Homens) e abraçada pelo SC-IPB (Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil) como um desafio para toda a Igreja: Fomos Todos Convocados!

A convocação é uma realidade desde os tempos bíblicos, quando o Senhor Jesus Cristo legou-nos a Grande Comissão. Fomos Todos Convocados! Não há exceções, nenhum discípulo de Jesus Cristo está fora da seleção escalada pelo próprio Deus para entrar na Arena da Vida, e compartilhar o Evangelho da Salvação pela Graça.

A IPB preparou um milhão de biblinhas, e elas deverão ser distribuídas pelos Presbiterianos do Brasil no período da Copa do Mundo. Não estamos falando das arenas de futebol, porque a FIFA estabeleceu o raio de três quilômetros ao redor dos estádios que só poderá ser ultrapassado por quem tiver ingressos para os jogos. O material preparado pela IPB será distribuído no entorno dos templos presbiterianos, das nossas residências e locais de trabalho.

Aproveitando a mobilização da época, devemos encarar todas as oportunidades para distribuir literatura, falar de Jesus Cristo, e convidar pessoas para participarem das atividades da Igreja. Este esforço está sendo feito pelos cristãos em geral, que semearão e colherão para a glória de Deus, e como Presbiterianos do Brasil não podemos nos omitir.

Fomos Todos Convocados! Que o Senhor nos desperte para o cumprimento desta tarefa.


Soli Deo Gloriæ!

(Texto a ser publicado no Boletim Dominical da Igreja Presbiteriana Memorial em 08 Jun. 2014)