Translate

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Haja Luz






Haja luz foi uma das célebres frases proferidas pelo Criador no princípio de todas as coisas, em seu ato fundante do Cosmos (concepção grega) ou céus e terra (na concepção judaica).

O Haja luz repercutiu na fala do Profeta Isaías que anunciou que o povo que andava em trevas, referindo-se à humanidade caída, veria uma grande luz, uma alusão ao Messias de Deus – Jesus Cristo – (Isaías 9.2).

Haja luz se realiza no evento do Verbo encarnado, que o Evangelista João classificou como a luz do mundo (João 8.12), para mais adiante na primeira epístola afirmar que Deus é luz (1 João 1.5) que resplandece nas trevas.

Haja luz!O fato é, que o ser humano, filho de Adão, nasce morto e submerso nas trevas do pecado, carecendo da Luz que vem do alto do Pai das Luzes (Tiago 1.17), e o estado de iluminação só é alcançado pela maravilhosa Graça que nos salva e reconcilia com o Criador e Sustentador do Universo.

Haja luz!A mensagem do Natal é ouvir e resgatar a voz criadora de Deus no Éden, é o cumprimento da profecia evangélica de Isaías, e realidade anunciada por João.

Há luz quando o Natal é celebrado diariamente, por pessoas que vivem na luz, tendo sido resgatadas das trevas pelo Deus poderoso que se fez homem, regendo com um Leão, sendo Cordeiro.

Há luz quando nos tornamos partícipes da iluminação do mundo refletindo a luz de Cristo, a luz que vem da cruz.

Sola Deo Gloriæ!
 
(Publicado no Boletim Especial da Igreja Presbiteriana Memorial 
em 25 de Dezembro de 2015)

Nenhum comentário: