Translate

sábado, 11 de agosto de 2012

Abba – Pai, a redescoberta


Dia dos Pais... Muita propaganda despertando o consumismo e aquecendo vendas, mas, também é um dia em que muitos pais têm a alegre satisfação de receber carinho e afeto dos filhos.

Há pais que amam e são amados. Recebem atenção, consideração e cuidado dos filhos e filhas, que enxergam em seus genitores o cuidado do Senhor. São filhos e filhas que, por amor, relevam as falhas desses homens que têm seus defeitos, cometeram seus erros, mas também tentaram acertar.

Há pais que experimentam a obediência dos filhos, mandamento do Senhor: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.” (Êxodo 20.12). Honrar pais é questão de obediência. O primeiro mandamento com promessa.

Há pais que se ressentem da falta de atenção dos filhos, que só os enxergam como mantenedores, e quando a situação financeira é invertida, eles são banidos do mundo significativo dos filhos, e vistos apenas como fardos.

Há pais desprezados por não terem educação formal, curso superior, situação financeira estável, ou outros fatores que, embora desejáveis, não são maiores que o amor que deve unir os familiares.

Redescubramos a expressão Abba – Pai: “E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.” (Marcos 14.36). Abba, palavra aramaica antiga que no seu estado enfático significa "pai". Passou ao hebraico, e foi “usado no Talmude Babilônico, identificando uma criança que chama carinhosamente por seu pai.... passou a ser um título honorífico dado aos rabinos... Em 1540 foi utilizada para nomear os padres das igrejas orientais e deu origem às palavras: abade e abadia.[1]
No Novo Testamento, sempre é usada com referência a Deus, imediatamente seguida da tradução grega. Essa dupla expressão era comum entre os primeiros cristãos, como em Marcos 14.36.
O apóstolo Paulo assevera, em Romanos 8.15, que os verdadeiros seguidores de Cristo não são mais escravos deste sistema mundial, mas foram adotados por Deus e gozam da intimidade e privilégio de tratá-lo como "Abba" (papai)”[2].
Precisamos valorizar e honrar os pais. Não somente os biológicos, mas também os pais pelo coração, os pais espirituais. Valorizando os pais redescobriremos a profundidade e o privilégio de chamar a Deus de Pai.

Soli Deo Gloriae!





[1] http://www.abbapress.com.br/quemsomos.asp acessado em 10 Ago. 2012, às 22h47
[2] Informação extraída do site: www.abbapress.com.br

Nenhum comentário: