Translate

sábado, 25 de agosto de 2012

PREGA A PALAVRA – 2 Timóteo 4.1-5


O Apóstolo Paulo recomendou a Timóteo que pregasse a palavra diante do justo juiz, preparado em todo o tempo ministrando com moderação. A recomendação estende-se a todos os cristãos e cristãs.

 

Prega a Palavra

1. NA PRESENÇA DO JUSTO JUIZ v.1
Diariamente somos julgados, e precisamos resgatar a percepção de Deus como Juiz (Sl. 96.13; 98.9; 1 Pd. 4.5, entre outros). Os critérios de Deus são estabelecidos pela sua justiça e fidelidade.

 

Prega a Palavra

2. PREPARADO EM TODO O TEMPO v.2-4
A expressão κήρυξον τον λόγον traduzida por “Que pregues a palavra”, às vezes  é reduzida à evangelização, mas a ideia é mais ampla: “instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
Para o ministério cristão exige-se preparo (2 Tm. 2.15). Em todo o tempo com ações concretas, alcançando o ensino doutrinário, que não deve ser regulado pelas preferências populares (v. 3, 4), correção e exortação fazem parte do ministério. Vivemos dias em que as pessoas não suportam mais a Sã Doutrina (v.3).

Prega a Palavra
3. CUMPRINDO O MINISTÉRIO COM MODERAÇÃO v. 5
O ensino paulino: 5Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. Está em sintonia com as palavras de Jesus Cristo (Jo. 16.33), e na contramão dos falsos profetas daqueles dias e da atualidade.
A história está repleta de narrativas que revelam os sofrimentos suportados pelos servos de Deus. Os profetas do AT (Lc. 13.34); Estevão (At. 6 e 7); João Crisóstomo; John Huss; e ainda Jean du Bourdel, Matthieu Verneil e Pierre Bourdon, os mártires calvinistas do Brasil[1] que no dia 9 de fevereiro de 1558 foram estrangulados e lançados ao mar.

Apesar dos sofrimentos precisamos cumprir o Ministério que nos foi confiado. Somos enviados a anunciar as boas novas do Evangelho suportando os sofrimentos, em um mundo secularizado, materialista e pluralista, Cumprindo o Ministério com moderação.

Somente pregando a palavra diante de Deus estamos preparados para ministrar em todo o tempo com moderação.

Soli Deo Gloria!

(Artigo publicado no Boletim da Igreja Presbiteriana Memorial, em 26 Ago. 2012)






[1] http://www.mackenzie.br/6999.html acessado em 19 Ago. 2012 às 13h21

Nenhum comentário: