Translate

sábado, 4 de agosto de 2012

Fé Vitoriosa - 1 João 5.1-5


O Apóstolo João afirmou que os nascidos de Deus tinham uma fé que vencia o mundo, uma Fé Vitoriosa.

Fé Vitoriosa é:
1.      Fé no Cristo de Deus v.1
Há pessoas que creem e pessoas que não creem em Jesus Cristo, aquele que foi gerado por Deus, gerado não criado, o corpo foi gerado, a pessoa existe desde a eternidade. Este é um tema de grande valor na tradição teológica cristã.

Fé no Cristo de Deus é fé com aqueles que nasceram dele, cristãos gerados pelo novo nascimento. É indiscutível que devemos amar Jesus Cristo, é imprescindível que amemos uns aos outros. Afinal, a fé cristã não é solitária, é solidária. A fé cristã pressupõe vivência comunitária (Hebreus 10.25), e tem endereço certo e delimitado – Jesus Cristo.

Fé Vitoriosa é:
2.      Fé que Obedece aos Mandamentos v. 2, 3
João associa o amor aos filhos de Deus, ao amor a Deus, e a obediência aos mandamentos. O exercício da fé cristã exige a guarda dos mandamentos de Deus, a fé vitoriosa não substitui os mandamentos de Deus por preceitos humanos. Os mandamentos são explicitamente declarados na Bíblia (Êxodo 20.1-17; Mateus 22.36-38; entre outros).

Os Mandamentos de Deus não foram revogados, mas cumpridos por Jesus Cristo (Mateus 5.17), logo, devem ser obedecidos pelos discípulos de Jesus Cristo. Os Mandamentos não são pesados, Deus não exige de nós algo que não possamos fazer, a obediência é possível na dependência do Senhor.

Fé Vitoriosa é:
3.      Fé Que Luta e Vence v. 4,5
Ninguém se engane, o mundo está em guerra contra o nosso Deus, e os seus filhos. Mas a vitória que vence o mundo é a nossa fé. Vence o mundo por que é dom de Deus; e é fé em Jesus Cristo, que venceu a morte, o mal e as trevas.

Jesus Cristo é o nosso exemplo maior, Ele deu-nos exemplo de obediência (Filipenses 2.8). Precisamos exercitar a fé vitoriosa que luta e vence diariamente como nascidos de Deus.

Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: