5Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de
sacrifícios.
Salmo 50.5
08h Culto de Oração
09h Culto Matinal
Sem. Eduardo Montarroyos
“E, assim, todo o Israel será salvo” –
Baseada em Romanos 11.25-36
10h Escola Bíblica Dominical
18h Culto Solene
Prédica Rev. Alfrêdo Oliveira
“Um Encontro Transformador” –
Baseada em Atos 9.1-9
Venha adorar a Deus conosco!
Igreja Presbiteriana Memorial
Rua Prof. Hercliano Pires, 201 – Piedade –
Jaboatão dos Guararapes – PE – CEP 54400-420
Telefones: (81) 3462 7600; TIM 996 680 199
(terceira paralela da Avenida Armindo Moura,
próximo ao COMAR 2)
DO CULTO RELIGIOSO E DO DOMINGO
I. A luz da natureza mostra que há um Deus que tem domínio e
soberania sobre tudo, que é bom e faz bem a todos, e que, portanto, deve ser
temido, amado, louvado, invocado, crido e servido de todo o coração, de toda a
alma e de toda a força; mas o modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é
instituído por ele mesmo e tão limitado pela sua vontade revelada, que não deve
ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens ou sugestões de
Satanás nem sob qualquer representação visível ou de qualquer outro modo não
prescrito nas Santas Escrituras.
Ref. Rom. 1:20; Sal. 119:68, e 31:33; At.
14:17; Deut. 12:32; Mat. I5:9, e 4:9, 10; João 4:3, 24; Exo. 20:4-6.
II. O culto religioso deve ser prestado a Deus o Pai, o Filho e o
Espírito Santo - e só a ele; não deve ser prestado nem aos anjos, nem aos
santos, nem a qualquer outra criatura; nem, depois da queda, deve ser prestado
a Deus pela mediação de qualquer outro senão Cristo.
Ref. João 5:23; Mat.
28:19; II Cor. 13:14; Col. 2:18; Apoc 19:10; Rom. l:25; João 14:6; I Tim. 2:5;
Ef. 2:18; Col. 3:17.
III. A oração com ações de graças, sendo uma parte especial do
culto religioso, é por Deus exigida de todos os homens; e, para que seja
aceita, deve ser feita em o nome do Filho, pelo auxílio do seu Espírito,
segundo a sua vontade, e isto com inteligência, reverência, humildade, fervor,
fé, amor e perseverança. Se for vocal, deve ser proferida em uma língua
conhecida dos circunstantes.
Ref. Fil. 4:6; I Tim. 2:1; Col. 4:2; Sal. 65:2, e 67:3; I Tess.
5:17-18; João 14:13-14; I Ped. 2:5; Rom. 8:26; Ef. 6:8; João 5:14; Sal. 47:7;
Heb. 12:28; Gen. 18:27; Tiago 5:16; Ef. 6:18; I Cor. 14:14.
IV. A oração deve ser feita por coisas lícitas e por todas as
classes de homens que existem atualmente ou que existirão no futuro; mas não
pelos mortos, nem por aqueles que se saiba terem cometido o pecado para a
morte.
Ref. Mat. 26:42; I Tim. 2:1-2; João 17:20; II Sam. 7:29, e
12:21-23; Luc. 16:25-26; I João 5: 16.
V. A leitura das Escrituras com o temor divino, a sã pregação da
palavra e a consciente atenção a ela em obediência a Deus, com inteligência, fé
e reverência; o cantar salmos com graças no coração, bem como a devida
administração e digna recepção dos sacramentos instituídos por Cristo - são
partes do ordinário culto de Deus, além dos juramentos religiosos; votos, jejuns
solenes e ações de graças em ocasiões especiais, tudo o que, em seus vários
tempos e ocasiões próprias, deve ser usado de um modo santo e religioso.
Ref. At. 15:21; Apoc. 1:3; II Tim. 4:2;
Tiago 1:22: At. 10:33; Heb. 4:2; Col. 3:16; Ef. 5:19; Tiago 5:13; At. 16:25;
Mat. 28:19; At. 2:42; Deut. 6:13; Ne. 10:29; Ec. 5:4-5; Joel 2:12; Mat. 9:15.
VI. Agora, sob o Evangelho, nem a oração, nem qualquer outro ato do
culto religioso é restrito a um certo lugar, nem se torna mais aceito por causa
do lugar em que se ofereça ou para o qual se dirija, mas, Deus deve ser adorado
em todo o lugar, em espírito e verdade - tanto em famílias diariamente e em
secreto, estando cada um sozinho, como também mais solenemente em assembléias
públicas, que não devem ser descuidosas, nem voluntariamente desprezadas nem
abandonadas, sempre que Deus, pela sua providência, proporciona ocasião.
Ref. João 5:21; Mal. 1:11; I Tim. 2:8; João 4:23-24; Jer. 10: 25;
Jó 1:5; II Sam. 6:18-20; Deut. 6:6-7; Mat. 6: 11, e 6:6; Isa. 56:7; Heb. 10:25;
Prov. 5:34; At. 2:42.
VII. Como é lei da natureza que, em geral, uma devida proporção do
tempo seja destinada ao culto de Deus, assim também em sua palavra, por um
preceito positivo, moral e perpétuo, preceito que obriga a todos os homens em
todos os séculos, Deus designou particularmente um dia em sete para ser um
sábado (descanso) santificado por Ele; desde o princípio do mundo, até a
ressurreição de Cristo, esse dia foi o último da semana; e desde a ressurreição
de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, dia que na Escritura é
chamado Domingo, ou dia do Senhor, e que há de continuar até ao fim do mundo
como o sábado cristão.
Ref. Exo. 20:8-11; Gen. 2:3; I Cor. 16:1-2;
At. 20:7; Apoc.1:10; Mat. 5: 17-18.
VIII. Este sábado é santificado ao Senhor quando os homens, tendo
devidamente preparado os seus corações e de antemão ordenado os seus negócios
ordinários, não só guardam, durante todo o dia, um santo descanso das suas
próprias obras, palavras e pensamentos a respeito dos seus empregos seculares e
das suas recreações, mas também ocupam todo o tempo em exercícios públicos e
particulares de culto e nos deveres de necessidade e misericórdia.
Ref. Exo. 16:23-26,29:30, e 31:15-16; Isa.58:13.
(Confissão de Fé de Westminster, Capítulo XXI)
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