Translate

terça-feira, 17 de junho de 2008

Ares de Um Novo Tempo

Alfrêdo Oliveira Silva[1]

Vejo ares de um novo tempo, prenúncio de vida em uma instituição que deve lapidar vidas, novos ares na mais antiga instituição teológica da América Latina. O semestre está começando[2] no STBNB – Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.

Ares de um novo tempo. O Pastor Fernando Brandão, Diretor Executivo da Junta de Missões Nacionais da CBB, visitou a comunidade seminarial, e com seu jeito dinâmico desafiou-nos a um maior envolvimento com a obra missionária. Além de reunir-se com os líderes da CBPE, OPBB, SEC, Ministério Muda Sertão, e lideranças de algumas igrejas, o Pastor Fernando dedicou especial atenção ao Seminário do Norte.

Na manhã do dia 13 de fevereiro o Pastor Fernando pregou no culto das 9h30 em uma Sala Dickson lotada, com um auditório atento e tocado pelos desafios apresentados. Foi um culto memorável com a presença de professores, alunos, funcionários e visitantes.

Após o culto, e várias conversas com irmãos e irmãs que o procuravam, o Pastor Fernando reuniu-se na sala 58 com 22 seminaristas a maioria participante do Projeto Tymchak, mais o Pastores: Alfrêdo Oliveira (Professor de Missões no STBNB) Glen Clayton (Missionário inglês), Cirino Refosco (Missionário-Coordenador da JMN). Nesta reunião o Pastor Fernando falou de forma pessoal aos presentes, respondeu perguntas, ouviu as dúvidas, anseios e convicções dos seminaristas. Foi um momento histórico e marcante, quando pessoas chamadas por Deus, algumas delas no seu primeiro semestre de estudos, tiveram oportunidade de interagir diretamente com o Diretor Executivo de Missões Nacionais, conhecê-lo e sentir o seu amor pelo Senhor e por Missões. Foi uma reunião de quase duas horas que deixou marcas profundas em todos, e sinalizou o sopro de ares de um novo tempo para o STBNB, para a JMN, e para a Denominação Batista Brasileira.

Ares de um novo tempo. No dia 14 de fevereiro de 2008, pela manhã o Pastor Fernando falou aos professores e professoras do STBNB. Entre os presentes estavam o Dr. Merval Rosa e o Dr Roberto Schuler, o primeiro finalizando décadas de dedicação ao ensino teológico que culminaria com a passagem do cargo à noite, o segundo, chegando da Suíça para assumir a Direção Geral do STBNB trazendo consigo a expectativa de um novo tempo. Foi uma reunião emocionante com homenagem ao Dr. Merval, e com a palavra firme e desafiadora do Diretor de Missões Nacionais.

Ares de um novo tempo. No dia 14 de fevereiro de 2008, no santuário da Igreja Batista da Capunga, tomou posse na Direção Geral do STBNB o Pastor Dr. Roberto Schuler. Um evento marcante sob vários pontos de vista. Espiritualmente fomos enlevados pelas músicas congregacionais, e apresentação do Coro da Capunga, sob a regência do Prof. Apolônio Ataíde, Ministro de Música da Igreja e Coordenador do Curso de Música do STBNB. O Pastor Eli Fernandes de Oliveira, ex-aluno da casa e 2º Vice-Presidente da CBB, trouxe um sermão firme, atual e desafiador. A denominação esteve muito bem representada, através de líderes nacionais e estaduais, que usaram da palavra demonstrando que estamos em um novo tempo, em que o STBNB, as Convenções (CBB e CBPE) e instituições denominacionais devem caminhar juntos na construção do Reino de Deus e de uma denominação Missionária. Um momento histórico!

Ares de um novo tempo. No dia 20 de fevereiro de 2008, às 9h30 a sala Dickson estava lotada, e mais uma vez, a ênfase era missionária. O Pr. João Batista Januário, Secretário Geral da CBPE – Convenção Batista de Pernambuco, acompanhado do Pr. Edvan Tavares Coordenador da CEVAN, da Prof. Ábia Saldanha Diretora do SEC, e de outros líderes da denominação fizeram o lançamento do Projeto Seminarista-Missionário, a idéia é que seminaristas, com equipes apoiadas por evangelistas plantarão novas igrejas. Esse projeto será viabilizado pela parceria formada pelo STBNB, Seminário de Educação Cristã, Convenção Batista de Pernambuco, Junta de Missões Nacionais, Missão IDE e International Mission Board, os representantes de cada uma das instituições envolvidas na parceria estavem presentes. Esse projeto contribuirá para que o arrojado alvo de plantação de cinco mil igrejas proposto pela JMN seja alcançado.

Ares de um novo tempo. Os eventos acima relatados demonstram que respiramos novos ares no STBNB, estamos convictos de que esses ares podem mover-nos para mais perto de Deus, das Igrejas, da Denominação, e do povo brasileiro. Assim cumpriremos nossa vocação de servir a Deus, à igreja e à sociedade.

Soli Deo Gloriæ!

--------------------------------------------------------------------------------
[1] O Pastor Alfrêdo Oliveira Silva é Bacharel e Mestre em Teologia (especialização em Novo Testamento), Professor do STBNB – Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, e da AMESPE – Academia Memorial de Ensino Superior de Pernambuco, membro da APMB – Associação dos Professores de Missões do Brasil e da Igreja Batista da Capunga, Recife-PE, Brasil. E-mail: alfredo.oliveiras@gmail.com

[2] Primeiro semestre de 2008

Nenhum comentário: