Translate

terça-feira, 17 de junho de 2008

Marcas da Vida de Um Jovem I

Pr. Alfrêdo Oliveira[1]

Todos carregam marcas e cicatrizes e, idealmente, vivem a vida a partir do aprendizado que as marcas e cicatrizes produziram. Algumas marcas trazem boas recordações, outras não.

As Escrituras registram marcas na vida do jovem Saulo de Tarso, marcas que ele carregou por toda a sua vida. Os textos: Atos 7.54-8.1 NVI
54 Ouvindo isso, ficavam furiosos e rangiam os dentes contra ele. 55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus, 56 e disse: "Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé à direita de Deus". 57 Mas eles taparam os ouvidos e, gritando em alta voz, lançaram-se todos juntos contra ele, 58 arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. 59 Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito". 60 Então caiu de joelhos e bradou: "Senhor, não os consideres culpados deste pecado". E, dizendo isso, adormeceu. Atos 8.1 E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria

O texto narra o martírio de Estevão, um dos ministros/diáconos escolhidos para servir às mesas. O apedrejamento fala por si só. Lucas, ao escrever Atos descreve Estevão como homem justo:
Atos 6.3 Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria...
Atos 6.5 Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo,...

Estevão foi apedrejado! Há na cena outro personagem, que aqui aparece como coadjuvante – o jovem Saulo, mencionado em dois momentos neste texto:
At. 7.58 ... As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo.
At.8.1 E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão...
O apedrejamento marcou profundamente o jovem Saulo, e deixou marcas que devem ser evitadas.

OMISSÃO UMA MARCA PERIGOSA
Percebe-se a omissão de Saulo quando a Bíblia diz: At. 7.58 ... As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. Guardando os mantos, Saulo se omitiu, o mesmo Saulo que se revelou um líder na perseguição, e depois de convertido um dos maiores líderes do Cristianismo.

O texto narra que após ouvir o discurso de Estevão, o Sinédrio, e o povo, ficaram furiosos. A fúria foi tamanha que eles gritaram fortemente, arrastaram e apedrejaram Estevão (v.57,58). Esta cena marcou os presentes, e a vida do jovem Saulo.

A omissão de Saulo deixou marcas profundas em sua vida, décadas depois essa experiência era lembrada. At.22.20 E quando foi derramado o sangue de tua testemunha Estêvão, eu estava lá, dando minha aprovação e cuidando das roupas dos que o matavam

Algumas das conseqüências das decisões tomadas na juventude serão lembradas décadas depois. As decisões precisam ser tomadas, a omissão evitada. Quando nada é decidido, uma decisão foi tomada – a omissão. Nenhum jovem deve omitir-se diante das situações da vida.

Há um texto que ilustra bem a omissão e suas conseqüências...
(Martin Niemöller[2]pastor protestante alemão, sobre os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial)
"Primeiro, eles vieram atrás dos comunistas.
E eu não protestei, porque não era comunista.
Depois, eles vieram pelos socialistas
e eu não disse nada, porque não era socialista.
Mais tarde, eles vieram atrás dos líderes sindicais.
E eu calei, porque não era líder sindical.
Então, foi a vez dos judeus.
E eu permaneci em silêncio porque não era judeu.
Finalmente, vieram me buscar.
E já não havia ninguém para protestar."

Diante dos apedrejamentos produzidos pela sociedade contemporânea, o jovem cristão não pode ser omisso. Todos os dias acontecem apedrejamentos. Qual tem sido a postura da juventude cristã e batista?


[1] O Pastor Alfrêdo Oliveira Silva é Professor do STBNB, AMESPE, SEC, e membro da Igreja Batista da Capunga,Recife-PE, Brasil
[2] http://escutazedicasdeleitura01.blog.com/ às 23h01m do dia 09 Out. 2006

Nenhum comentário: