Compartilho este video que expressa bem a religiosidade atual brasileira:
Translate
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
sábado, 4 de dezembro de 2010
domingo, 28 de novembro de 2010
Fotos do dia do ex-aluno do STBNB
No sábado, 27/11/2010, o STBNB recebeu no seu campus centenas de ex-alunos de vários estados brasileiros para confraternização, celebração e eleição da nova diretoria da Associação dos Ex-alunos. Houve muito bate-papo, sorteios de bíblias, brindes, almoço campal e um culto de celebração. Foram momentos especiais para todos os que participaram. O Dr Lyncoln Araújo, Diretor Geral Interino do STBNB, deu uma palavra de saudação aos presentes, falando do novo momento vivido pelo STBNB. O orador do encontro foi o Pr Eli Fernandes de Oliveira, pastor presidente da Igreja Batista da Liberdade em São Paulo, formando de 1979. O Pr Eli, em sua prédica, falou da necessidade que nós batistas temos de nos reconhecer como diversos, diferentes, mas unos como batistas, o que constitui a beleza da diversidade batista, ao mesmo tempo em que lembrou da tarefa de quebrarmos os protocolos dos antigos paradigmas sem negociar os princípios doutrinários, mas mudando as formas de atuação na sociedade, através de ministérios relevantes. Foram prestadas homenagens a ex-alunos concluintes das décadas de 1940 e 1950, ainda vivos. tais como Manoel Alfredo de Almeida (turma de 1945), Paulo Wailer da Silva (1950), José Almeida Guimarães (1953), José Brito Barros (1953), Merval de Sousa Rosa (1953), Francisco de Assis Chaves de Carvalho (1954), Israel Dourando Guerra (1954), Samuel Oliveira Santos (1954) e Zaqueu Moreira de Oliveira (1958). Ao Pr Eli Fernandes de Oliveira foi prestada uma homenagem especial pelo fato de estar completando 32 anos de ministério pastoral no domingo, 28/11/2010. Durante a celebração foi eleita a nova diretoria da Associação dos Ex-alunos, que ficou assim definida:
PRESIDENTE - PR FRANCISCO DIAS
VICE-PRESIDENTE - PROFA ENIVALDA RESENDE
1o SECRETÁRIO: PR FRANCISCO CARLOS DE MORAIS
2o SECRETÁRIO: PR FRANCISCO BONATO PEREIRA
1o TESOUREIRO: PR APOLÔNIO LINS CAVALCANTI
2o TESOUREIRO: PR JASIEL VILLA NOVA REGO
RELAÇÕES PÚBLICAS: PR FERNANDO RIBEIRO
Do site: http://www.seminariodonorte-stbnb.br/noticias/?id=213
Fotos do dia do ex-aluno do STBNB
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Ultra 22 Nov. 2010
http://www.orkut.com.br/Main#FavoriteVideos?uid=5655536793651311111
http://www.youtube.com/watch?v=jm1ad46H_0w
http://www.youtube.com/watch?v=jm1ad46H_0w
terça-feira, 16 de novembro de 2010
domingo, 10 de outubro de 2010
Diga SIM à liberdade religiosa, NÃO à Resolução da Difamação da Religião
A Organização da Conferência Islâmica, que compreende 57 países, sendo a maioria de população muçulmana, apresentará mais uma vez a Resolução da Difamação da Religião na Assembleia Geral das Nações Unidas, no final deste ano.
Essa resolução: - dá ao governo o poder para determinar quais visões religiosas podem ou não podem se expressar nesses países;
- dá ao Estado o direito de punir aqueles que expressam posições religiosas “inaceitáveis”, de acordo com o que eles acreditam;
- torna a perseguição legal;
- visa criminalizar palavras e ações consideradas contra uma religião em particular, nesse caso, o Islã.
- tem o poder de estabelecer legitimidade internacional para leis nacionais que punem a blasfêmia ou, por outro lado, proíbem críticas à religião.
Muitos países apoiaram essa resolução no passado, mas alguns agora estão mudando de ideia. Este ano, existe uma possibilidade real de que ela seja derrotada. E você pode ajudar. Está na hora de mudarmos isso.
- dá ao Estado o direito de punir aqueles que expressam posições religiosas “inaceitáveis”, de acordo com o que eles acreditam;
- torna a perseguição legal;
- visa criminalizar palavras e ações consideradas contra uma religião em particular, nesse caso, o Islã.
- tem o poder de estabelecer legitimidade internacional para leis nacionais que punem a blasfêmia ou, por outro lado, proíbem críticas à religião.
Muitos países apoiaram essa resolução no passado, mas alguns agora estão mudando de ideia. Este ano, existe uma possibilidade real de que ela seja derrotada. E você pode ajudar. Está na hora de mudarmos isso.
Participe da petição global realizada pela Portas Abertas Internacional e una-se a milhares de cristãos ao redor do mundo. O abaixo-assinado será entregue às Nações Unidas em dezembro deste ano.
» Como posso ajudar?
Divulgue a campanha para outras pessoas, em sua igreja, escola, faculdade, trabalho, utilizando os recursos disponibilizados em nosso site. Faça o download de alguns recursos como vídeos, apresentação em powerpoint e arquivos para marca-página e adesivo. Além disso, você pode imprimir o abaixo-assinado quantas vezes quiser e distribuir para muitas pessoas.
Preencha seus dados no formulário, que funciona como um abaixo-assinado eletrônico e ajude a mudar a história da liberdade religiosa em muitos países.
Envolva-se, divulgue entre seus amigos e irmãos - o avanço do Evangelho precisa de nossa ajuda!
sábado, 9 de outubro de 2010
FALECE A MISSIONÁRIA CAROLYN, A GRANDE DEFENSORA D...
Sexta-feira, 8 de outubro de 2010
imagem do seu blog Mulheres Batistas no Ministério
Faleceu ontem, dia 07 de outubro de 2010, nos EUA, a missionária e teóloga Carolyn Goodman Plampin. A comunicação foi feita por email pela ex-missionária no Brasil, Ida Mae Hays, hoje pastora nos Estados Unidos “o seu filho telefonou para Berta Hope, missionária aposentada, dando a notícia do falecimento. Foi ontem depois um acidente de carro”. Estamos aguardando mais detalhes.
É uma grande perda para a causa das pastoras. Carolyn Goodman Plampin, foi missionária no Brasil, juntamente com o seu marido, Pr. Richard T. Plampin, falecido em agosto deste ano, de 1957-1988, pela Junta de Missões Internacionais da Convenção Batista do Sul, . Durante seu período no Brasil, ela ainda obteve o grau de Licenciada em Pedagogia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, e o de Mestrado em Divindade, Golden Gate Baptist Theological Seminary, Califórnia, EUA. Foi coordenadora acadêmica (sem título) e professora do Instituto Bíblico Batista A. B. Deter, depois chamado de Seminário Teológico Batista do Paraná, Curitiba, 1959-1979, e coordenadora acadêmica e professora do Seminário de Educação Cristã, Recife, 1980-1986.
A compilação do seu trabalho em favor do pastorado feminino está no blog de sua autoria
http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-port/01-indice-pastoras.htm, muito esclarecedor a respeito das bases bíblicas e históricas para a ordenação de mulheres.
http://home.netcom.com/~cplampin/Licoes-sobre-Mulheres-Cristas/pastoras-nt-port/01-indice-pastoras.htm, muito esclarecedor a respeito das bases bíblicas e históricas para a ordenação de mulheres.
Sua contribuição para o estágio que vivemos hoje, quando já temos mais de 100 pastoras em igrejas da CBB, é de valor inestimável. Justamente as duas regiões dos seminários onde trabalhou, Sul e Nordeste, exercem posição de vanguarda na aceitação de mulheres. Lógico que tudo não ocorreu por causa da querida irmã Carolyn, mas sem dúvida, seu trabalho de conscientização e mudança de mentalidade gerou muitos frutos.
Lamentamos, profundamente, o falecimento da querida irmã Carolyn. As pastoras do Brasil terão uma dívida eterna de gratidão a Deus por sua vida.
Do blog: http://pastorazenilda.blogspot.com/
Do blog: http://pastorazenilda.blogspot.com/
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Feliciano Amaral - 90 Anos
Culto em Ação de Graças
Local - Capela David Mein - STBNB
Rua Padre Inglês, 243, Boa Vista, Recife-PE
Data e hora - Sexta, 1º Out. 2010 as 19h.
Entrada Franca
Participação dos cantores pioneiros da música evangélica de Pernambuco: Armando Filho, Eunice, Elurdiane Cordeiro, José Carlos, Denise Cardoso, Rildomar Nascimento, Gracinha da Paz, Elizama Araújo, Leni Silva, Jaidet Silva, Nilson Lins, Josias Nascimento, Silvino Silvestre, Conjunto Embaixadores de Sião (nova formação), Isac Sá, Eliezer Rosa, Ziran Araújo, Eduardo Silva.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
41º Aniversário da PIB Mirueira
CONVITE
Você e sua família são nossos convidados
para comemorarmos juntos os 41 anos da
Primeira Igreja Batista em Mirueira.
Realizaremos conferências sobre a família
com os seguintes preletores:
19 de setembro, às 18h.
– Princípios para o Casamento – (Pr. Abner Assis)
22 de setembro, às. 19h30
– O lugar do jovem na família – (Pr. Kennede Soares)
23 de setembro, às 19h30
– O lugar da criança na família – (Prof. Areli Perruci)
24 de setembro, às 19h30
– O lugar do homem na família – (Pr. Elias Barboza)
26 de setembro, às 9h
– O lugar da mulher na família – (Prof.Ábia Saldanha)
26 de setembro, às 18h
– Encerramento (Pr. Élio Morais)
Ficaremos felizes com sua presença!
Primeira Igreja Batista em Mirueira
Fone: (81)3437 4539
Av. João Paulo II, 1020
Mirueira – Paulista – PE
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Culto Cívico e Abertura da Campanha de Missões Nacionais
Culto Cívico e Abertura da Campanha de Missões Nacionais
Local - Primeira Igreja Batista em Mirueira, Avenida João Paulo II, 1020, Mirueira, Paulista-PE
Data e hora - 05 Set. 2010, às 18h.
Preletor - Pastor Marcos Azevedo, Representante da JMN para o Nordeste
Carta Aberta ao pr. Paschoal Piragine Jr.
Pra Cumprir Teu Chamado: Carta Aberta ao pr. Paschoal Piragine Jr.:
Do blog do Pastor Purim:
Para que prevaleça a democracia, a transparência e, acima de tudo, a verdade, compartilho com você, caro leitor, o texto abaixo em resposta aberta ao vídeo postado ontem com o pronunciamento do pr. Paschoal Piragine Jr.
O teor abaixo traz luz ao debate, mas não muda meu posicionamento político. Muito menos a necessidade de sermos porta-vozes dos valores do Reino de Deus. Reconheço o equilíbrio e coerência com que o autor se pronuncia, mas não aplaca as incongruências ideológicas e os deslizes morais que temos visto ao longo de todo o governo petista.
01/09/2010
Prezado Pr. Paschoal Piragine,
Sou membro da Segunda Igreja Batista do Plano Piloto, trabalho na Câmara dos Deputados a sete anos e tenho acompanhado o PT, o governo federal e os projetos relacionados com as questões ligadas a sexualidade. Tivemos acesso ao vídeo onde o senhor se pronuncia contra o PT e diante dele gostaria de fazer alguns questionamentos.
Entendo que faz parte do jogo democrático se falar mal de partidos políticos e até mesmo orientar de que não se vote em nenhum dos candidatos ligados a ele. A questão aqui não é a oposição ao PT, pois ela existe e é natural. A questão é sobre a veracidade do conteúdo dessa oposição.
Não conheço o Pastor, mas o tenho como uma pessoa integra e que esteja considerando que as informações que possui contra o PT sejam realmente verdadeiras. Entretanto trata-se de afirmações que não correspondem com a realidade.
No dia do culto gravado foi mostrado para igreja um vídeo falando de aborto, pedofilia, homossexualismo, dentre outros temas e no final o pastor fala que:
“Há um partido político que fechou questão sobre esse assunto, o partido político que é o PT de nosso presidente, em seu congresso desse ano, ele, no seu congresso geral, quando eles indicam seus deputados, ele fechou questão sobre essas questões. Ou seja, se um deputado, se um senador do PT, se ele votar contra, de acordo com sua consciência, contra qualquer uma dessas leis, ele é expulso do partido.
Já dois deputados federais foram expulsos do PT, por se manifestarem contra o aborto. Isso fez com que a igreja católica se manifestasse publicamente, por que eles estavam ligados a igreja católica, junto ao PT, e se manifestarem contra, e por isso foram expulso do partido. E a igreja católica então emitiu nota pública dizendo: olha não votem em ninguém do PT. Eu diria para você a mesma coisa.
Algumas pessoas não vão gostar do que eu estou falando, mas estou falando bem claramente. Porque quando não se pode votar com a consciência, não adianta votar em pessoas, porque o partido já fechou questão.
Se você entrar no site do governo federal e pegar lá o Projeto Nacional de Direitos Humanos 3, você vai encontrar todas as propostas que o governo federal através do presidente da republica colocou na mão do congresso para serem votadas na próxima legislatura e todas elas são questão fechada pro PT. Todas elas estão aqui nesse vídeo. Tá?
E mais. Se você olhar, você vai ver como a maquina estatal está mobilizada. Isso aqui é responsabilidade de pressão do ministério da justiça. Isso aqui é responsabilidade de pressão do ministério da saúde. E se os ministros de Estado que estão ligados a esse governo, não trabalharem assim, perdem o seu cargo.
Então eu queria pedir para você levar a sério essa questão. Como pastor eu nunca fiz isso. Eu não estou dizendo para você votar em A ou B. Eu vou dizer para você em quem não votar: em pessoas que estejam trabalhando pela iniquidade em nossa terra. Porque senão queridos, Deus vai julgar a nossa terra. E se Deus julgar a nossa terra, isso vai acontecer na tua vida na minha vida, porque eu faço parte dessa terra. Porque Deus não tolera iniquidade. Amem? (Aplausos)"
Diante desse conteúdo eu gostaria de esclarecer que:
1) Não é verdade que um parlamentar do PT não pode descumprir uma deliberação coletiva do partido por uma questão religiosa ou de foro íntimo. Veja o que diz o inciso XV do art 13 do estatuto do PT:
“Art. 13. São direitos do filiado:
XV – excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, diante de graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão
conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público.”
2) Não é verdade que dois deputados do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto. Os deputados federais Henrique Afonso e Bassuma não foram expulsos. É verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, mas não houve expulsão. Em função desses problemas eles foram punidos pelo PT o que os levou a mudarem de partido. Podemos até aprofundar o debate para avaliarmos se ouve ou não justiça na punição, mas não houve desrespeito ao direito de posicionamento por questões religiosas.
3) Não conheço um posicionamento da igreja católica contra o PT. Conheço o posicionamento de um bispo, mas não uma deliberação da CNBB. Caso exista gostaria de conhecer.
4) O Plano Nacional de Diretos humanos é elaborado pelos conselhos de diretos humanos com a participação do governo federal, mas não é uma novidade do governo Lula. O primeiro plano foi publicado através do Decreto número 1.904, de 13 de maio de 1996, e o segundo através do Decreto número 4.229, de 13 de maio de 2002. Em todos eles estão presentes assunto polêmicos ligados com a sexualidade. Diante disso seria um equivoco afirmar que todos os méritos e deméritos do PNDH 3 é de responsabilidade do governo Lula ou do PT.
5) Dizer que o conteúdo apresentado no vídeo é o que está sendo defendido pelo PT não corresponde com a realidade. Podemos pegar os posicionamentos do PT e comparar com o conteúdo do vídeo e observaremos que não existe veracidade.
Um exemplo bastante claro é a questão da pedofilia. Não conheço nenhum parlamentar, de nenhum partido político, ou algum grupo social que defenda a pedofilia. Atribuir uma acusação dessa natureza ao PT é de extrema injustiça.
Tenho acompanhado a atuação de dois deputados federais do PT, Walter Pinheiro (Bahia), Gilmar Machado (Minas), ambos membros de igreja batistas e testemunhado uma conduta idónea e coerente com os ensinamentos de Cristo. São dois exemplos bem próximos que exemplificam a injustiça de uma orientação contra todos os candidatos do PT.
Sabendo agora que as palavras do pastor perante a igreja não correspondem com a realidade, pergunto qual serão as atitudes do pastor diante delas.
Desde já agradecemos a atenção e aguardo uma oportunidade para um encontro pessoal afim de que possamos nos conhecer.
Que a Esperança seja Grande em Deus, que Seu Amor nos dê Força e Seu Espírito nos Oriente!
Forte abraço,
Geter Borges de Sousa
Do blog do Pastor Purim:
Para que prevaleça a democracia, a transparência e, acima de tudo, a verdade, compartilho com você, caro leitor, o texto abaixo em resposta aberta ao vídeo postado ontem com o pronunciamento do pr. Paschoal Piragine Jr.
O teor abaixo traz luz ao debate, mas não muda meu posicionamento político. Muito menos a necessidade de sermos porta-vozes dos valores do Reino de Deus. Reconheço o equilíbrio e coerência com que o autor se pronuncia, mas não aplaca as incongruências ideológicas e os deslizes morais que temos visto ao longo de todo o governo petista.
======================
01/09/2010
Prezado Pr. Paschoal Piragine,
Sou membro da Segunda Igreja Batista do Plano Piloto, trabalho na Câmara dos Deputados a sete anos e tenho acompanhado o PT, o governo federal e os projetos relacionados com as questões ligadas a sexualidade. Tivemos acesso ao vídeo onde o senhor se pronuncia contra o PT e diante dele gostaria de fazer alguns questionamentos.
Entendo que faz parte do jogo democrático se falar mal de partidos políticos e até mesmo orientar de que não se vote em nenhum dos candidatos ligados a ele. A questão aqui não é a oposição ao PT, pois ela existe e é natural. A questão é sobre a veracidade do conteúdo dessa oposição.
Não conheço o Pastor, mas o tenho como uma pessoa integra e que esteja considerando que as informações que possui contra o PT sejam realmente verdadeiras. Entretanto trata-se de afirmações que não correspondem com a realidade.
No dia do culto gravado foi mostrado para igreja um vídeo falando de aborto, pedofilia, homossexualismo, dentre outros temas e no final o pastor fala que:
“Há um partido político que fechou questão sobre esse assunto, o partido político que é o PT de nosso presidente, em seu congresso desse ano, ele, no seu congresso geral, quando eles indicam seus deputados, ele fechou questão sobre essas questões. Ou seja, se um deputado, se um senador do PT, se ele votar contra, de acordo com sua consciência, contra qualquer uma dessas leis, ele é expulso do partido.
Já dois deputados federais foram expulsos do PT, por se manifestarem contra o aborto. Isso fez com que a igreja católica se manifestasse publicamente, por que eles estavam ligados a igreja católica, junto ao PT, e se manifestarem contra, e por isso foram expulso do partido. E a igreja católica então emitiu nota pública dizendo: olha não votem em ninguém do PT. Eu diria para você a mesma coisa.
Algumas pessoas não vão gostar do que eu estou falando, mas estou falando bem claramente. Porque quando não se pode votar com a consciência, não adianta votar em pessoas, porque o partido já fechou questão.
Se você entrar no site do governo federal e pegar lá o Projeto Nacional de Direitos Humanos 3, você vai encontrar todas as propostas que o governo federal através do presidente da republica colocou na mão do congresso para serem votadas na próxima legislatura e todas elas são questão fechada pro PT. Todas elas estão aqui nesse vídeo. Tá?
E mais. Se você olhar, você vai ver como a maquina estatal está mobilizada. Isso aqui é responsabilidade de pressão do ministério da justiça. Isso aqui é responsabilidade de pressão do ministério da saúde. E se os ministros de Estado que estão ligados a esse governo, não trabalharem assim, perdem o seu cargo.
Então eu queria pedir para você levar a sério essa questão. Como pastor eu nunca fiz isso. Eu não estou dizendo para você votar em A ou B. Eu vou dizer para você em quem não votar: em pessoas que estejam trabalhando pela iniquidade em nossa terra. Porque senão queridos, Deus vai julgar a nossa terra. E se Deus julgar a nossa terra, isso vai acontecer na tua vida na minha vida, porque eu faço parte dessa terra. Porque Deus não tolera iniquidade. Amem? (Aplausos)"
Diante desse conteúdo eu gostaria de esclarecer que:
1) Não é verdade que um parlamentar do PT não pode descumprir uma deliberação coletiva do partido por uma questão religiosa ou de foro íntimo. Veja o que diz o inciso XV do art 13 do estatuto do PT:
“Art. 13. São direitos do filiado:
XV – excepcionalmente, ser dispensado do cumprimento de decisão coletiva, diante de graves objeções de natureza ética, filosófica ou religiosa, ou de foro íntimo, por decisão da Comissão Executiva do Diretório correspondente, ou, no caso de parlamentar, por decisão
conjunta com a respectiva bancada, precedida de debate amplo e público.”
2) Não é verdade que dois deputados do PT foram expulsos por se manifestarem contra o aborto. Os deputados federais Henrique Afonso e Bassuma não foram expulsos. É verdade que eles tiveram conflitos com movimentos de mulheres sobre questões relacionadas ao aborto, mas não houve expulsão. Em função desses problemas eles foram punidos pelo PT o que os levou a mudarem de partido. Podemos até aprofundar o debate para avaliarmos se ouve ou não justiça na punição, mas não houve desrespeito ao direito de posicionamento por questões religiosas.
3) Não conheço um posicionamento da igreja católica contra o PT. Conheço o posicionamento de um bispo, mas não uma deliberação da CNBB. Caso exista gostaria de conhecer.
4) O Plano Nacional de Diretos humanos é elaborado pelos conselhos de diretos humanos com a participação do governo federal, mas não é uma novidade do governo Lula. O primeiro plano foi publicado através do Decreto número 1.904, de 13 de maio de 1996, e o segundo através do Decreto número 4.229, de 13 de maio de 2002. Em todos eles estão presentes assunto polêmicos ligados com a sexualidade. Diante disso seria um equivoco afirmar que todos os méritos e deméritos do PNDH 3 é de responsabilidade do governo Lula ou do PT.
5) Dizer que o conteúdo apresentado no vídeo é o que está sendo defendido pelo PT não corresponde com a realidade. Podemos pegar os posicionamentos do PT e comparar com o conteúdo do vídeo e observaremos que não existe veracidade.
Um exemplo bastante claro é a questão da pedofilia. Não conheço nenhum parlamentar, de nenhum partido político, ou algum grupo social que defenda a pedofilia. Atribuir uma acusação dessa natureza ao PT é de extrema injustiça.
Tenho acompanhado a atuação de dois deputados federais do PT, Walter Pinheiro (Bahia), Gilmar Machado (Minas), ambos membros de igreja batistas e testemunhado uma conduta idónea e coerente com os ensinamentos de Cristo. São dois exemplos bem próximos que exemplificam a injustiça de uma orientação contra todos os candidatos do PT.
Sabendo agora que as palavras do pastor perante a igreja não correspondem com a realidade, pergunto qual serão as atitudes do pastor diante delas.
Desde já agradecemos a atenção e aguardo uma oportunidade para um encontro pessoal afim de que possamos nos conhecer.
Que a Esperança seja Grande em Deus, que Seu Amor nos dê Força e Seu Espírito nos Oriente!
Forte abraço,
Geter Borges de Sousa
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Vigília de Oração no STBNB
VIGÍLIA DE ORAÇÃO na Capela Pr. Charles Dickson.
A VIGÍLIA terá início às 18h da sexta-feira, 10.09.10, terminando às 6h da manhã do sábado, 11.09.10.
A VIGÍLIA DE ORAÇÃO estará intercedendo a Deus pela vida do STBNB, seus projetos e desafios. No sábado pela manhã será servido um saboroso café matinal. Participe trazendo toda sua família.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
segunda-feira, 26 de julho de 2010
STBNB - Gestão Eclesiástica
http://www.seminariodonorte-stbnb.br/noticias/?id=207
GESTÃO ECLESIÁSTICA
Coordenação
Dra Ana Cabral
Pró-reitora Acadêmica da UFPE
Supervisão
Prof. André Holanda
Doutorando pela filosofia UFPE
TEMAS e DOCENTES
Todos os Docentes são membros de Igrejas Batistas
ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Pr. Ney Ladeia
Graduado em Administração UPE – Presidente da CBPE
PRÁTICA NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Pr. Flávio Germano
Mestre em Direito pela UFPE
PRÁTICA EFICAZ DA LIDERANÇA NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Prof. Jorge Arruda
Mestrando em Administração da UFPE
SEMINÁRIO / MESA REDONDA
Estudo de Casos
Profs. Ney Ladeia, Flávio Germano, Jorge Arruda
FINANÇAS
INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Prof. Marconi Marques
Doutor em Economia pela UFPE
ORÇAMENTO E TESOURARIA NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Prof. Armando Borba
Mestre em Administração – Universidade de Westminster - Inglaterra
CONTABILIDADE E CONTROLADORIA NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Profa. Edilene Tavares
Contadora
SEMINÁRIO / MESA REDONDA
Profs. Marconi Marques, Edilene Tavares, Armando Borba
DIREITO
INTRODUÇÃO AO DIREITO NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Prof. André Filipe
Doutor em Direito pela UFPE
DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Profa Kátia Keitiane
Juíza do Trabalho
GARANTIAS CONSTITUCIONAIS NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Prof. Pedro Serafim
Doutor em Direito - Universidade de Sevilha – Espanha
SEMINÁRIO / MESA REDONDA
Profs Pedro Serafim, Kátia Keitiane, André Filipe
INFORMÁTICA
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Profa Edna Barros
Doutora em Computação - Universidade de Tuebingen – Alemanha
Prof. Antônio Barros
Especialização em Computação Avançada – Universidade Karlsruhe - Alemanha
GESTÃO ECLESIÁSTICA
Coordenação
Dra Ana Cabral
Pró-reitora Acadêmica da UFPE
Supervisão
Prof. André Holanda
Doutorando pela filosofia UFPE
TEMAS e DOCENTES
Todos os Docentes são membros de Igrejas Batistas
ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Pr. Ney Ladeia
Graduado em Administração UPE – Presidente da CBPE
PRÁTICA NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Pr. Flávio Germano
Mestre em Direito pela UFPE
PRÁTICA EFICAZ DA LIDERANÇA NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Prof. Jorge Arruda
Mestrando em Administração da UFPE
SEMINÁRIO / MESA REDONDA
Estudo de Casos
Profs. Ney Ladeia, Flávio Germano, Jorge Arruda
FINANÇAS
INTRODUÇÃO ÀS FINANÇAS NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Prof. Marconi Marques
Doutor em Economia pela UFPE
ORÇAMENTO E TESOURARIA NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Prof. Armando Borba
Mestre em Administração – Universidade de Westminster - Inglaterra
CONTABILIDADE E CONTROLADORIA NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Profa. Edilene Tavares
Contadora
SEMINÁRIO / MESA REDONDA
Profs. Marconi Marques, Edilene Tavares, Armando Borba
DIREITO
INTRODUÇÃO AO DIREITO NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Prof. André Filipe
Doutor em Direito pela UFPE
DIREITO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIO NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Profa Kátia Keitiane
Juíza do Trabalho
GARANTIAS CONSTITUCIONAIS NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Prof. Pedro Serafim
Doutor em Direito - Universidade de Sevilha – Espanha
SEMINÁRIO / MESA REDONDA
Profs Pedro Serafim, Kátia Keitiane, André Filipe
INFORMÁTICA
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA NA GESTÃO ECLESIÁSTICA
Profa Edna Barros
Doutora em Computação - Universidade de Tuebingen – Alemanha
Prof. Antônio Barros
Especialização em Computação Avançada – Universidade Karlsruhe - Alemanha
domingo, 25 de julho de 2010
sábado, 24 de julho de 2010
Morre aos 74 anos o Maestro Cussy de Almeida
Compartilho notícia do falecimento do Maestro Cussy de Almeida da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque:
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/noticia/2010/07/24/morre-aos-74-anos-o-maestro-cussy-de-almeida-229790.php
A Orquestra é considerada pela ONU um dos 100 melhores projetos sociais do mundo, onde Lídia minha esposa trabalha:
http://www.atitudecidada.com.br/reportagem.php?id=375
Fraterno abraço,
Alfrêdo
COTIDIANO
Pernambuco - 24.07.10 - Atualizado às 09h53
10:02:03MÚSICA
Morre aos 74 anos o maestro Cussy de Almeida
Publicado em 24.07.2010, às 09h18
Do JC Online
Cussy de Almeida era maestro, violinista e compositor
Alexandre Belém / JC Imagem
Após dias de internamento na UTI, o maestro Cussy de Almeida, 74 anos, faleceu às 21h30 desta sexta-feira (23), em decorrência de uma deficiência pulmonar. O músico, regente e idealizador da Orquestra Cidadã Meninos do Coque morreu no Hospital Santa Joana, onde estava internado.
O corpo será velado e cremado neste sábado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Cussy de Almeida sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e devido a isso só possuia 28% das funções do pulmão.
O maestro italiano Vitório assumirá a orquestra a partir de sua chegada, no dia 2 de agosto. O novo regente já se apresenta com a orquestra no próximo dia 5. O show será dedicado a músicas de Luiz Gonzaga e contará com Alcimar Monteiro.
Cussy de Almeida era maestro, violinista e compositor. Começou seus primeiros estudos musicais aos 5 anos, motivado pelo pai pianista Waldermar de Almeida, diretor do Instituto de Música do Rio Grande do Norte. Com apenas 14 anos já dominava completamente o violino e ingressou no corpo da Orquestra Sinfônica do Recife. Na juventude estudou, residiu e se apresentou em diversos paises europeus.
De volta ao Brasil, na década de 70, dirigiu o Conservatório Pernambucano de Música por 16 anos, onde impulsionou a criação da Orquestra Armorial de Câmera. Como compositor é autor de várias obras criadas a partir de pesquisas na música brasileira de raiz, trabalho iniciado em 1969 ao lado dos compositores Clóvis Pereira, Jarbas Maciel, Guerra Peixe e Capiba.
MENINOS DO COQUE - Desde o início, o maestro regia a Orquestra Criança Cidadã, que chega aos 10 anos em 2010 celebrando a indicação pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos 100 melhores projetos sociais do mundo. A divulgação dos dez eleitos acontecerá em outubro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os meninos e meninas integrantes da orquestra vão tocar na cerimônia. Assistidos pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), os 130 jovens e crianças além de aprenderem a tocar, recebem apoio pedagógico, psicológico e médico. Eles também têm aulas de inglês e espanhol e recebem três refeições por dia.
>> Leia mais: Orquestra do Coque na final de prêmio internacional
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/noticia/2010/07/24/morre-aos-74-anos-o-maestro-cussy-de-almeida-229790.php
A Orquestra é considerada pela ONU um dos 100 melhores projetos sociais do mundo, onde Lídia minha esposa trabalha:
http://www.atitudecidada.com.br/reportagem.php?id=375
Fraterno abraço,
Alfrêdo
COTIDIANO
Pernambuco - 24.07.10 - Atualizado às 09h53
10:02:03MÚSICA
Morre aos 74 anos o maestro Cussy de Almeida
Publicado em 24.07.2010, às 09h18
Do JC Online
Cussy de Almeida era maestro, violinista e compositor
Alexandre Belém / JC Imagem
Após dias de internamento na UTI, o maestro Cussy de Almeida, 74 anos, faleceu às 21h30 desta sexta-feira (23), em decorrência de uma deficiência pulmonar. O músico, regente e idealizador da Orquestra Cidadã Meninos do Coque morreu no Hospital Santa Joana, onde estava internado.
O corpo será velado e cremado neste sábado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. Cussy de Almeida sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e devido a isso só possuia 28% das funções do pulmão.
O maestro italiano Vitório assumirá a orquestra a partir de sua chegada, no dia 2 de agosto. O novo regente já se apresenta com a orquestra no próximo dia 5. O show será dedicado a músicas de Luiz Gonzaga e contará com Alcimar Monteiro.
Cussy de Almeida era maestro, violinista e compositor. Começou seus primeiros estudos musicais aos 5 anos, motivado pelo pai pianista Waldermar de Almeida, diretor do Instituto de Música do Rio Grande do Norte. Com apenas 14 anos já dominava completamente o violino e ingressou no corpo da Orquestra Sinfônica do Recife. Na juventude estudou, residiu e se apresentou em diversos paises europeus.
De volta ao Brasil, na década de 70, dirigiu o Conservatório Pernambucano de Música por 16 anos, onde impulsionou a criação da Orquestra Armorial de Câmera. Como compositor é autor de várias obras criadas a partir de pesquisas na música brasileira de raiz, trabalho iniciado em 1969 ao lado dos compositores Clóvis Pereira, Jarbas Maciel, Guerra Peixe e Capiba.
MENINOS DO COQUE - Desde o início, o maestro regia a Orquestra Criança Cidadã, que chega aos 10 anos em 2010 celebrando a indicação pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos 100 melhores projetos sociais do mundo. A divulgação dos dez eleitos acontecerá em outubro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os meninos e meninas integrantes da orquestra vão tocar na cerimônia. Assistidos pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), os 130 jovens e crianças além de aprenderem a tocar, recebem apoio pedagógico, psicológico e médico. Eles também têm aulas de inglês e espanhol e recebem três refeições por dia.
>> Leia mais: Orquestra do Coque na final de prêmio internacional
Chuvas na Mata Sul
Compartilho.
Alfrêdo
----- Original Message -----
From: "Joao Junior"
Sent: Friday, July 23, 2010 3:43 PM
Subject: Chuvas na mata sul
Graça e Paz!
Diante das chuvas e das enchentes que alcançaram, principalmente,
regiões importantes e empobrecidas dos Estados de Pernambuco e
Alagoas, o poder público e a sociedade civil se mobilizaram para
responder as demandas colocadas pelos milhares de desabrigados.
Em Pernambuco, são contabilizados entre desabrigados e desalojados
cerca de 80.000 pessoas em mais de 10 municípios do Estado, com
grandes e profundas perdas sociais e ambientais. É certo que em tal
contexto, idosos, mulheres e crianças são os atores mais vulneráveis,
tantas vezes esquecidos por ações mais generalizadas.Muitas delas
estão abrigadas em igrejas, escolas públicas,etc.
Pelo presente,vimos solicitar auxílio de doações de kits de higiene
pessoal ( sabonete, escova dental, creme dental,absorvente e papel
higienico ) porque as pessoas estão com doenças de pele e infecções
por falta de higiene pessoal. Na cidade de Água Preta, por exemplo
existem apenas 2 médicos e 1 enfermeiro para atender cerca de 20000
habitantes.
Estamos com o propósito de atender 4000 famílias nos seguintes
municipios: Palmares, Água Preta, Barreiros, Catende, Cortes e
Maraial. Cada kit de higiene pessoal custa em média R $ 12,00 ( doze
reais).
As famílias já estão cadastradas nos núcleos de apoios locais que
estabelecemos nos municipios citados acima. Diante do número de
famílias afetadas,solicitamos a quantidade que mais convier a esta
Instituição.
Agradecemos desde já pelo apoio e confiança,
Fraternalmente,
Sérgio Andrade
Mobilização de Recursos
Nossa conta bancária:
Banco do Brasil
ag.3234 conta corrente 8818-8
DIACONIA DOAÇÕES
Alfrêdo
----- Original Message -----
From: "Joao Junior"
Sent: Friday, July 23, 2010 3:43 PM
Subject: Chuvas na mata sul
Graça e Paz!
Diante das chuvas e das enchentes que alcançaram, principalmente,
regiões importantes e empobrecidas dos Estados de Pernambuco e
Alagoas, o poder público e a sociedade civil se mobilizaram para
responder as demandas colocadas pelos milhares de desabrigados.
Em Pernambuco, são contabilizados entre desabrigados e desalojados
cerca de 80.000 pessoas em mais de 10 municípios do Estado, com
grandes e profundas perdas sociais e ambientais. É certo que em tal
contexto, idosos, mulheres e crianças são os atores mais vulneráveis,
tantas vezes esquecidos por ações mais generalizadas.Muitas delas
estão abrigadas em igrejas, escolas públicas,etc.
Pelo presente,vimos solicitar auxílio de doações de kits de higiene
pessoal ( sabonete, escova dental, creme dental,absorvente e papel
higienico ) porque as pessoas estão com doenças de pele e infecções
por falta de higiene pessoal. Na cidade de Água Preta, por exemplo
existem apenas 2 médicos e 1 enfermeiro para atender cerca de 20000
habitantes.
Estamos com o propósito de atender 4000 famílias nos seguintes
municipios: Palmares, Água Preta, Barreiros, Catende, Cortes e
Maraial. Cada kit de higiene pessoal custa em média R $ 12,00 ( doze
reais).
As famílias já estão cadastradas nos núcleos de apoios locais que
estabelecemos nos municipios citados acima. Diante do número de
famílias afetadas,solicitamos a quantidade que mais convier a esta
Instituição.
Agradecemos desde já pelo apoio e confiança,
Fraternalmente,
Sérgio Andrade
Mobilização de Recursos
Nossa conta bancária:
Banco do Brasil
ag.3234 conta corrente 8818-8
DIACONIA DOAÇÕES
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Chuvas em Pernambuco
Estou fora da web desde ontem por um problema no computador, e amanhã, se Deus permitir irei a Natal-RN, mas aproveito este acesso para pedir orações.
A Defesa Civil de Pernambuco emitiu um alerta para chuvas nas próximas 24 horas:
http://www.comunidades.pe.gov.br/web/codecipe/exibirartigo?companyId=communis.com.br&articleId=4810
Neste momento está chovendo muito, oremos por nossos irmãos e irmãs que estarão sujeitos às intempéries.
Fraterno abraço,
Alfrêdo
A Defesa Civil de Pernambuco emitiu um alerta para chuvas nas próximas 24 horas:
http://www.comunidades.pe.gov.br/web/codecipe/exibirartigo?companyId=communis.com.br&articleId=4810
Neste momento está chovendo muito, oremos por nossos irmãos e irmãs que estarão sujeitos às intempéries.
Fraterno abraço,
Alfrêdo
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Enchentes e Notícias do Sal da Terra
Caríssimos irmãos e irmãs,
O Sal da Terra é um grupo musical que toca ritmos nordestinos e nesta hora de calamidade apresenta um relatório de atividades. Continuemos a orar e contribuir com donativos.
Fraterno abraço,
Alfrêdo
----- Original Message -----
Fui sábado à Santana do Mundaú e Correntes. Pela extensão do grande número de cidades afetadas, estamos trabalhando (IV Igreja Presbiteriana de Garanhuns e sal da terra) apenas nestas duas cidades que ficam aqui pertinho da gente.
Para Correntes levei 350 cestas básicas e entreguei ao Pr. Cristiano. Elas serão fracionadas (entregues paulatinamente e criteriosamente) Estima-se, pelo menos, 5 meses para a reconstrução da parte da cidade que foi prejudicada com a cheia.
Correntes está numa situação melhor do que Santana do Mundaú, posto que a área afetada foi menor, a cidade não se localiza só na beira do rio, pelo contrário, a maior parte dela está no alto. O Governo do estado está investindo pesado com máquinas, na revitalização de pontes, ruas e estradas.
Já em Santana do Mundaú, Lula "abriu o cofre" e creio que Deus ouviu as orações dos santos (mas continuem a orar até que TUDO se resolva). A cidade virou um quartel do exército, você não anda 50 metros sem encontrar um soldado trabalhando.
Evidentemente, o cenário não mudou em nada... Ainda é uma cidade desolada, totalmente comprometida, sem água, sem luz, restou muito pouca coisa além de escombros e um mal cheiro terrível. O que se vê são máquinas empurrando lama, filas de caminhões caçambas e pessoas tentando limpar e aproveitar casas e utensílios. Ainda existem ruas que estão sendo reabertas.
Apesar de tantas máquinas de tantos profissionais, engenheiros, técnicos, militares e voluntários. Percebe-se claramente que vai levar um tempo enorme para se reconstruir tudo. Até porque, o que se cogita é que as casas não vão ser reconstruídas no mesmo lugar, e é sensato que não sejam.
Como vai demandar tempo, é necessário que não haja desmobilização da ajuda que tem chegado a estas comunidades. Donativo têm chegado em grande quantidade de todo canto, mas é necessário que eles sejam fracionados até que tudo seja reconstruído.
Hoje (28/06/10) iríamos levar mais 400 cestas básicas para lá, mas suspendemos a viagem pois choveu o dia todo e entrou pela noite, voltando a ilhar a cidade. Estamos orando para a chuva parar, senão teremos outra grande enchente amanhã.
Este é um fato totalmente novo para nós, ninguém tem registro de NADA parecido com o que está acontecendo agora. CHUVA, CHUVA, CHUVA! Horas a fio de chuva, ontem tivemos com quase vinte e quatro horas de chuvas sem parar, e se não parar vamos ter uma nova enchente. Que Deus tenha misericórdia!
O Pr. Cristiano (de Correntes) me falou que quem tinha voltado para casa já está tirando tudo de dentro de casa e levando para os lugares altos. Ele me falou também que a cidade voltou a ficar sem água encanada, pois a chuva voltou a levar todo serviço de reparo que tinha sido feito.
A boa nova é que o Exército, com competência, tomou a direção de Santana do Mundaú, até porque, até a casa do prefeito foi severamente afetada... ele tem sido apenas coadjuvante no processo.
Eu conversei com o comandante da operação militar, Major Edson. Com muita atenção e presteza ele me esclareceu como é que começou a funcionar a assistência a saúde, apartir de então. Eles montaram um hospital de campanha, igual ao que usaram no Haiti, com seis tendas infláveis, um grupo gerador, 10 médicos, enfermeiros e atendentes, além de uma equipe de apoio. Tudo ficará montado até que a situação se normalize. Eles estão contando apenas com duas auxiliares de enfermagem voluntárias.
Portanto hoje, graças a Deus, não há necessidade médica a ser suprida... E nossa idéia da equipe médica para estas cidades foi suspensa (estavamos para receber sete médicos esta semana).
Dizem que "Deus escreve certo por linha tortas" e isso parece se aplica ao que nós temos hoje. Possivelmente, o Sr Lula, sabedor de que este é um ano eleitoral, veio pessoalmente aqui, visitou os lugares e ordenou todo investimento necessário. Certamente para evitar aquelas entrevistas, onde as pessoas ficam acusando o governo que não está fazendo nada. Que Deus me perdoe se eu estiver julgando mal. Mas o fato é que, quer seja por uma mera questão política eleitoreira, ou não, a verdade é que o governo federal assumiu com competência o controle das ações.
O exército montou, também, um armazém para recebimento e distribuição dos donativos, lá em Santana do Mundaú. Ao contrário do que se vê nestas situações, já não há mais tanto risco da aplicação errada dos donativos.
A ajuda tem chegado de todo canto, no meio de tanta destruição a solidariedade tem sido algo maravilhoso de se ver... Deus é bom! Mas é necessário que esta ajuda permaneça e se estenda até que tudo se resolva.
Volto a frisar que é necessário que a ajuda seja fracionada por todo período de tempo de reconstrução da cidade. E que ela não venha toda de uma vez só, entende? Por exemplo, eu acertei com um amigo meu de Recife que ao invés dele me enviar 50 cestas hoje (como ele planejava), que ele me envie 10 por mês até que a situação se normalize.
A questão de alojamento dos moradores do lugar não mudou muito, quem teve a casa danificada está tentando consertar, aqueles que a casa foi apenas invadida pelas águas está tentando limpar tudo (com água enlameada do rio) e quem teve a casa destruída espera uma posição do governo... Este é o maior "gargalo", pois as famílias sem casa continuam sem estimativa quando esta situação vai mudar. E hoje, como excesso de chuvas que está caindo, não dá nem para montar barracas para alojar estas famílias, pois os terrenos estão todos encharcados.
O temor no momento é que não seja mantida a ajuda humanitária, que demore muito a reconstrução das cidades e que a tragédia entre no esquecimento antes que se remedie.
A minha idéia é realizar um inquérito em Santana do Mundaú, para identificarmos quais irmãos estão sem casa e o que será necessário para apoiá-los neste momento. Porém, ainda não temos uma definição concreta do que será feito pelo governo. A partir da informação do governo e dos dados que levantarmos juntos aos nossos irmãos desabrigados é que vamos fazer o nosso planejamento e recorrer aos nossos amigos.
Todas as nossas ações estão sendo realizadas em conjunto com a minha igreja e dirigidas pelo meu pastor.
Por favor orem pela orientação de Deus sobre nossa vida. Isso aqui virou um enorme quebra-cabeça.
O tempo vai passando as pessoas podem ficar abatidas na mesma proporção que a chuva as tem maltratado.
Infelizmente, estamos pagando o preço da nossa desobediência ao Pai e este planeta tão lindo que Ele nos deu passa por todas estas situações. O desmatamento, as queimadas, a falta de planejamento urbano, a falta de políticas públicas coerentes e tantos outros pecados tem resultado nisso que nós estamos vivenciando.
Um grato abraço e que Deus os abençoe,
Marcos - sal da terra
O Sal da Terra é um grupo musical que toca ritmos nordestinos e nesta hora de calamidade apresenta um relatório de atividades. Continuemos a orar e contribuir com donativos.
Fraterno abraço,
Alfrêdo
----- Original Message -----
Fui sábado à Santana do Mundaú e Correntes. Pela extensão do grande número de cidades afetadas, estamos trabalhando (IV Igreja Presbiteriana de Garanhuns e sal da terra) apenas nestas duas cidades que ficam aqui pertinho da gente.
Para Correntes levei 350 cestas básicas e entreguei ao Pr. Cristiano. Elas serão fracionadas (entregues paulatinamente e criteriosamente) Estima-se, pelo menos, 5 meses para a reconstrução da parte da cidade que foi prejudicada com a cheia.
Correntes está numa situação melhor do que Santana do Mundaú, posto que a área afetada foi menor, a cidade não se localiza só na beira do rio, pelo contrário, a maior parte dela está no alto. O Governo do estado está investindo pesado com máquinas, na revitalização de pontes, ruas e estradas.
Já em Santana do Mundaú, Lula "abriu o cofre" e creio que Deus ouviu as orações dos santos (mas continuem a orar até que TUDO se resolva). A cidade virou um quartel do exército, você não anda 50 metros sem encontrar um soldado trabalhando.
Evidentemente, o cenário não mudou em nada... Ainda é uma cidade desolada, totalmente comprometida, sem água, sem luz, restou muito pouca coisa além de escombros e um mal cheiro terrível. O que se vê são máquinas empurrando lama, filas de caminhões caçambas e pessoas tentando limpar e aproveitar casas e utensílios. Ainda existem ruas que estão sendo reabertas.
Apesar de tantas máquinas de tantos profissionais, engenheiros, técnicos, militares e voluntários. Percebe-se claramente que vai levar um tempo enorme para se reconstruir tudo. Até porque, o que se cogita é que as casas não vão ser reconstruídas no mesmo lugar, e é sensato que não sejam.
Como vai demandar tempo, é necessário que não haja desmobilização da ajuda que tem chegado a estas comunidades. Donativo têm chegado em grande quantidade de todo canto, mas é necessário que eles sejam fracionados até que tudo seja reconstruído.
Hoje (28/06/10) iríamos levar mais 400 cestas básicas para lá, mas suspendemos a viagem pois choveu o dia todo e entrou pela noite, voltando a ilhar a cidade. Estamos orando para a chuva parar, senão teremos outra grande enchente amanhã.
Este é um fato totalmente novo para nós, ninguém tem registro de NADA parecido com o que está acontecendo agora. CHUVA, CHUVA, CHUVA! Horas a fio de chuva, ontem tivemos com quase vinte e quatro horas de chuvas sem parar, e se não parar vamos ter uma nova enchente. Que Deus tenha misericórdia!
O Pr. Cristiano (de Correntes) me falou que quem tinha voltado para casa já está tirando tudo de dentro de casa e levando para os lugares altos. Ele me falou também que a cidade voltou a ficar sem água encanada, pois a chuva voltou a levar todo serviço de reparo que tinha sido feito.
A boa nova é que o Exército, com competência, tomou a direção de Santana do Mundaú, até porque, até a casa do prefeito foi severamente afetada... ele tem sido apenas coadjuvante no processo.
Eu conversei com o comandante da operação militar, Major Edson. Com muita atenção e presteza ele me esclareceu como é que começou a funcionar a assistência a saúde, apartir de então. Eles montaram um hospital de campanha, igual ao que usaram no Haiti, com seis tendas infláveis, um grupo gerador, 10 médicos, enfermeiros e atendentes, além de uma equipe de apoio. Tudo ficará montado até que a situação se normalize. Eles estão contando apenas com duas auxiliares de enfermagem voluntárias.
Portanto hoje, graças a Deus, não há necessidade médica a ser suprida... E nossa idéia da equipe médica para estas cidades foi suspensa (estavamos para receber sete médicos esta semana).
Dizem que "Deus escreve certo por linha tortas" e isso parece se aplica ao que nós temos hoje. Possivelmente, o Sr Lula, sabedor de que este é um ano eleitoral, veio pessoalmente aqui, visitou os lugares e ordenou todo investimento necessário. Certamente para evitar aquelas entrevistas, onde as pessoas ficam acusando o governo que não está fazendo nada. Que Deus me perdoe se eu estiver julgando mal. Mas o fato é que, quer seja por uma mera questão política eleitoreira, ou não, a verdade é que o governo federal assumiu com competência o controle das ações.
O exército montou, também, um armazém para recebimento e distribuição dos donativos, lá em Santana do Mundaú. Ao contrário do que se vê nestas situações, já não há mais tanto risco da aplicação errada dos donativos.
A ajuda tem chegado de todo canto, no meio de tanta destruição a solidariedade tem sido algo maravilhoso de se ver... Deus é bom! Mas é necessário que esta ajuda permaneça e se estenda até que tudo se resolva.
Volto a frisar que é necessário que a ajuda seja fracionada por todo período de tempo de reconstrução da cidade. E que ela não venha toda de uma vez só, entende? Por exemplo, eu acertei com um amigo meu de Recife que ao invés dele me enviar 50 cestas hoje (como ele planejava), que ele me envie 10 por mês até que a situação se normalize.
A questão de alojamento dos moradores do lugar não mudou muito, quem teve a casa danificada está tentando consertar, aqueles que a casa foi apenas invadida pelas águas está tentando limpar tudo (com água enlameada do rio) e quem teve a casa destruída espera uma posição do governo... Este é o maior "gargalo", pois as famílias sem casa continuam sem estimativa quando esta situação vai mudar. E hoje, como excesso de chuvas que está caindo, não dá nem para montar barracas para alojar estas famílias, pois os terrenos estão todos encharcados.
O temor no momento é que não seja mantida a ajuda humanitária, que demore muito a reconstrução das cidades e que a tragédia entre no esquecimento antes que se remedie.
A minha idéia é realizar um inquérito em Santana do Mundaú, para identificarmos quais irmãos estão sem casa e o que será necessário para apoiá-los neste momento. Porém, ainda não temos uma definição concreta do que será feito pelo governo. A partir da informação do governo e dos dados que levantarmos juntos aos nossos irmãos desabrigados é que vamos fazer o nosso planejamento e recorrer aos nossos amigos.
Todas as nossas ações estão sendo realizadas em conjunto com a minha igreja e dirigidas pelo meu pastor.
Por favor orem pela orientação de Deus sobre nossa vida. Isso aqui virou um enorme quebra-cabeça.
O tempo vai passando as pessoas podem ficar abatidas na mesma proporção que a chuva as tem maltratado.
Infelizmente, estamos pagando o preço da nossa desobediência ao Pai e este planeta tão lindo que Ele nos deu passa por todas estas situações. O desmatamento, as queimadas, a falta de planejamento urbano, a falta de políticas públicas coerentes e tantos outros pecados tem resultado nisso que nós estamos vivenciando.
Um grato abraço e que Deus os abençoe,
Marcos - sal da terra
sábado, 26 de junho de 2010
Desabrigados e Doações
Neste domingo, na PIB em Mirueira, recolheremos donativos para os desabrigados das enchentes, participe!
Armário não tem frio!
Doe agasalhos para os desabrigados do nosso Estado!
Despensa não tem fome!
Doe alimentos não perecíveis para os desabrigados do nosso Estado.
Pessoas catando alimentos na lama.
Pessoas catando alimentos na lama.
Neste domingo, vamos ajudar no socorro, traga agasalhos e alimentos não perecíveis.
Distribua este e-mail para que os moradores de Mirueira e Paulista possam participar.
Fraterno abraço,
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Christ the Lord is Risen Today arr. John Rutter
Easter 2007 at Coral Ridge Presbyterian Church; Raw footage from the 11:15 a.m. Worship Service; Coral Ridge Chancel Choir and Handbell Choirs; Dr. John L. Wilson, Conductor; Allison DeMarco, Handbell Conductor; Samuel Metzger, Organist. www.metzgermusic.com
sábado, 22 de maio de 2010
A Comunhão Começa na Família
Maio é o mês tradicionalmente separado para a família. Neste post, associamos a ênfase na família a um dos propósitos bíblicos da Igreja – a Comunhão.
A Bíblia usa várias figuras para descrever a Igreja. Uma delas está em Efésios 2.19: Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; a família é mencionada por Paulo quando ele trata das relações entre os papéis sociais desempenhados na Igreja de Éfeso. Como Igreja somos uma comunidade que busca a unidade, em meio às várias diversidades que nos caracterizam.
Mas, quais as implicações de pensar na Igreja como família?
Pensar na Igreja como família, implica em reconhecer que temos um Pai – Deus – ao qual devemos respeito e obediência.
Pensar na Igreja como família, implica em reconhecer que temos um Pai em comum e que isto nos faz irmãos; nesta condição devemos amar e cuidar uns dos outros, apesar, e por causa, das nossas diferenças e falhas.
Pensar na Igreja como família, implica em reconhecer que individualmente, e coletivamente, devemos trabalhar na promoção da comunhão, que está alicerçada – como propõe Dietrich Bonhoeffer, em seu livro Vida em Comunhão – no amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, e não em nossas preferências e escolhas pessoais.
A Comunhão Começa na Família, é uma verdade que deve nos impulsionar a viver os valores cristãos a partir das nossas famílias, assumindo as responsabilidades como filhos e filhas de Deus na promoção dos ideais do Evangelho, começando no lar, e se estendendo em todos os relacionamentos.
A Comunhão Começa na Família, é uma verdade que deve nos impulsionar a experimentar na Igreja, o sentimento de pertencer um ao outro, existente na família, e a consciência de que, na Igreja somos irmãos de sangue, sangue de Jesus Cristo, e esta deve ser a base sustentadora da nossa comunhão.
Que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, nos faça exercitar a comunhão cristã a partir de nossas famílias e que assim contagiemos a Igreja, e as várias comunidades nas quais estamos inseridos.
A Bíblia usa várias figuras para descrever a Igreja. Uma delas está em Efésios 2.19: Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; a família é mencionada por Paulo quando ele trata das relações entre os papéis sociais desempenhados na Igreja de Éfeso. Como Igreja somos uma comunidade que busca a unidade, em meio às várias diversidades que nos caracterizam.
Mas, quais as implicações de pensar na Igreja como família?
Pensar na Igreja como família, implica em reconhecer que temos um Pai – Deus – ao qual devemos respeito e obediência.
Pensar na Igreja como família, implica em reconhecer que temos um Pai em comum e que isto nos faz irmãos; nesta condição devemos amar e cuidar uns dos outros, apesar, e por causa, das nossas diferenças e falhas.
Pensar na Igreja como família, implica em reconhecer que individualmente, e coletivamente, devemos trabalhar na promoção da comunhão, que está alicerçada – como propõe Dietrich Bonhoeffer, em seu livro Vida em Comunhão – no amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, e não em nossas preferências e escolhas pessoais.
A Comunhão Começa na Família, é uma verdade que deve nos impulsionar a viver os valores cristãos a partir das nossas famílias, assumindo as responsabilidades como filhos e filhas de Deus na promoção dos ideais do Evangelho, começando no lar, e se estendendo em todos os relacionamentos.
A Comunhão Começa na Família, é uma verdade que deve nos impulsionar a experimentar na Igreja, o sentimento de pertencer um ao outro, existente na família, e a consciência de que, na Igreja somos irmãos de sangue, sangue de Jesus Cristo, e esta deve ser a base sustentadora da nossa comunhão.
Que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, nos faça exercitar a comunhão cristã a partir de nossas famílias e que assim contagiemos a Igreja, e as várias comunidades nas quais estamos inseridos.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
O SEC oferece cursos de férias:
O SEC oferece cursos de férias:
Julho: 05,06,07,08 e 09 de 2010
Horário: das 18h30 às 21h30
OFICINAS OFERECIDAS
Fazendo Missão Integral a partir da Igreja local
Dr. Maruilson Souza
Batalha Espiritual
Pr. Carlos Antonio Felix da Silva
Capelania Hospitalar
Equipe da Capelania Hospitalar - PE
Planejamento- Como Elaborar, Executar e Avaliar
Profa. Adriana Costa do Nascimento
Gestão básica para o desenvolvimento da Igreja local
Profa. Kelly Alcântara Queiroz
Iniciação de Canto
Profa. Bina Melo
Regência Congregacional
Profa. Célia Gabriel
A Arte de Preparar e Pregar Sermões
Profa. Àbia Saldanha Figueiredo
Investimento: 35,00 (cada pessoa)
OBS: A igreja que enviar 07 participantes um será grátis.
O Curso será oferecido a turmas de no mínimo dez alunos.
Não perca esta oportunidade!
Faça logo sua reserva.
Seminário de Educação Cristã
Rua Padre Inglês, 143 - Boa Vista - Recife/PE
email: admin@sec.org.br - Fone: 3423-3396/3423-3591
Julho: 05,06,07,08 e 09 de 2010
Horário: das 18h30 às 21h30
OFICINAS OFERECIDAS
Fazendo Missão Integral a partir da Igreja local
Dr. Maruilson Souza
Batalha Espiritual
Pr. Carlos Antonio Felix da Silva
Capelania Hospitalar
Equipe da Capelania Hospitalar - PE
Planejamento- Como Elaborar, Executar e Avaliar
Profa. Adriana Costa do Nascimento
Gestão básica para o desenvolvimento da Igreja local
Profa. Kelly Alcântara Queiroz
Iniciação de Canto
Profa. Bina Melo
Regência Congregacional
Profa. Célia Gabriel
A Arte de Preparar e Pregar Sermões
Profa. Àbia Saldanha Figueiredo
Investimento: 35,00 (cada pessoa)
OBS: A igreja que enviar 07 participantes um será grátis.
O Curso será oferecido a turmas de no mínimo dez alunos.
Não perca esta oportunidade!
Faça logo sua reserva.
Seminário de Educação Cristã
Rua Padre Inglês, 143 - Boa Vista - Recife/PE
email: admin@sec.org.br - Fone: 3423-3396/3423-3591
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Dia do Trabalho
O dia 1º de maio é considerado o Dia do Trabalho. Mas, nem todos têm razões para comemorar. Há os que estão na categoria de desempregados, ou subempregados; e ainda os que trabalhando, não conseguem os recursos necessários à manutenção da família, e um sustento mínimo à dignidade humana.
No primeiro domingo enfocamos também o “Dia Batista da Ação Social”, e lembramos que o serviço – a diaconia – é um dos propósitos da Igreja, e socorrer aos necessitados é parte de nossa missão. Uma prática saudável é no momento de Dedicação ao Senhor nos cultos, doar gêneros alimentícios, roupas, produtos de higiene, ...
Neste artigo transcrevo o capítulo V do Pacto de Lausanne, importante documento produzido por cristãos provenientes de mais de 150 nações, que se reuniram em Lausanne, Suíça em 1974 no Congresso Internacional de Evangelização Mundial, onde lemos:
A responsabilidade social cristã
Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão. Porque a humanidade foi feita à imagem de Deus, toda pessoa, sem distinção de raça, religião, cor, cultura, classe social, sexo ou idade possui uma dignidade intrínseca em razão da qual deve ser respeitada e servida, e não explorada. Aqui também nos arrependemos de nossa negligência e de termos algumas vezes considerado a evangelização e a atividade social mutuamente exclusivas. Embora a reconciliação com o homem não seja reconciliação com Deus, nem a ação social evangelização, nem a libertação política salvação, afirmamos que a evangelização e
o envolvimento sócio-político são ambos parte do nosso dever cristão. Pois ambos são necessárias expressões de nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo. A mensagem da salvação implica também uma mensagem de juízo sobre toda forma de alienação, de opressão e de discriminação, e não devemos ter medo de denunciar o mal e a injustiça onde quer que existam. Quando as pessoas recebem Cristo, nascem de novo em seu reino e devem procurar não só evidenciar mas também divulgar a retidão do reino em meio a um mundo injusto. A salvação que alegamos possuir deve estar nos transformando na totalidade de nossas responsabilidades pessoais e sociais. A fé sem obras é morta.
Deus nos ajude na compreensão e vivência deste pacto.
Soli Deo Gloriæ!
No primeiro domingo enfocamos também o “Dia Batista da Ação Social”, e lembramos que o serviço – a diaconia – é um dos propósitos da Igreja, e socorrer aos necessitados é parte de nossa missão. Uma prática saudável é no momento de Dedicação ao Senhor nos cultos, doar gêneros alimentícios, roupas, produtos de higiene, ...
Neste artigo transcrevo o capítulo V do Pacto de Lausanne, importante documento produzido por cristãos provenientes de mais de 150 nações, que se reuniram em Lausanne, Suíça em 1974 no Congresso Internacional de Evangelização Mundial, onde lemos:
A responsabilidade social cristã
Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão. Porque a humanidade foi feita à imagem de Deus, toda pessoa, sem distinção de raça, religião, cor, cultura, classe social, sexo ou idade possui uma dignidade intrínseca em razão da qual deve ser respeitada e servida, e não explorada. Aqui também nos arrependemos de nossa negligência e de termos algumas vezes considerado a evangelização e a atividade social mutuamente exclusivas. Embora a reconciliação com o homem não seja reconciliação com Deus, nem a ação social evangelização, nem a libertação política salvação, afirmamos que a evangelização e
o envolvimento sócio-político são ambos parte do nosso dever cristão. Pois ambos são necessárias expressões de nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo. A mensagem da salvação implica também uma mensagem de juízo sobre toda forma de alienação, de opressão e de discriminação, e não devemos ter medo de denunciar o mal e a injustiça onde quer que existam. Quando as pessoas recebem Cristo, nascem de novo em seu reino e devem procurar não só evidenciar mas também divulgar a retidão do reino em meio a um mundo injusto. A salvação que alegamos possuir deve estar nos transformando na totalidade de nossas responsabilidades pessoais e sociais. A fé sem obras é morta.
Deus nos ajude na compreensão e vivência deste pacto.
Soli Deo Gloriæ!
sábado, 24 de abril de 2010
Dízimos e Ofertas Alçadas
Ofertar é um ato presente nas religiões como um sinal de obediência e fidelidade. Ofertar vai desde o sacrifício de seres vivos nos cultos primitivos, até ofertas materiais.
Nestes dias em que o fator econômico dita os padrões da sociedade, e que em nome de Deus são feitas falcatruas com o dinheiro de pessoas de boa fé, convém reafirmarmos o ensino bíblico sobre o dinheiro.
O dízimo é uma das doutrinas centrais do cristianismo, e é mencionado na Bíblia 49 vezes. Entregar dízimos e ofertas é um ato de obediência a Deus, e pressupõe o conhecimento de algumas verdades, como bem sistematizou o Pr. Cláudio Ernani Ebert (Uma Chave Para a Felicidade: a dinâmica dos dízimos e das ofertas; Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 1996), que esboçamos abaixo:
1. TUDO pertence a Deus (Salmo 24.1,2 e Ageu 2.8). E é do que Ele nos dá que ofertamos.
2. O ser humano é mordomo do que pertence a Deus (Mateus 25.14-30).
3. O dízimo é a décima parte (Malaquias 3.10).
4. Deus considera o dízimo santo (Levítico 27.30-32).
5. O dízimo é para o sustento da casa de Deus (Malaquias 3.10); entregar o dízimo em qualquer outro lugar, ou para qualquer outra finalidade é desobedecer orientação clara da Bíblia.
6. O dízimo deve ser dado do total da renda (Provérbios 3.9).
7. O dízimo é uma instituição mais antiga que a lei de Moisés (Gênesis 14.20; 28.22). Viver na graça não isenta ninguém de entregar o dízimo.
8. O Novo Testamento ensina a pratica do dízimo (Mateus 23.23; 5.20; Lucas 11.42).
9. A entrega dos dízimos é um dos primeiros sinais de uma vida consagrada (Gênesis 28.20-22). Jesus ensinou Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração (Lucas 12.34NVI).
10. A Bíblia classifica como roubo deixar de entregar o dízimo (Malaquias 3.8, 9).
11. Deus fez promessas maravilhosas aos fiéis na entrega do dízimo: fartura, bênçãos sem medida, proteção especial, felicidade, etc, (Malaquias 3.10-12).
12. A prática de ofertar começou com os dois primeiros filhos de Adão e Eva, Abel e Caim (Gênesis 4.3, 4).
13. Deus se agrada quando ofertamos o melhor (Gênesis 4.3-5).
14. As ofertas são diferentes do dízimo (Malaquias 3.8). Israel pecou por negligenciar os dízimos e ofertas. As ofertas não substituem o dízimo, nem podem ser com ele confundido.
15. A oferta que agrada a Deus é sacrificial (Lucas 21.1-4). A Deus o nosso melhor, e não que sobra.
16. As ofertas devem ser dadas para agradar a Deus, e não para admiração das pessoas (Mateus 6.1-4), ou sobre elas exercer domínio.
17. A lei da semeadura estabelece que semear pouco é colher pouco (2 Coríntios 9.6).
18. Deus ama quem dá com alegria (2 Coríntios 9.7). Ninguém deve ofertar por obrigação.
19. Deus multiplica os recursos de quem dá com alegria (2 Coríntios 9.8, 10, 11).
20. Deus multiplica o que temos para nos dar oportunidade de maior fidelidade (2 Coríntios 9.10,11).
21. A Igreja que é fiel na entrega dos dízimos e ofertas supre as necessidades dos santos, e traz mais louvor a Deus (2 Coríntios 9.11,12).
Fidelidade e obediência é o que Deus requer dos seus. Que sejamos obedientes na entrega dos dízimos e das ofertas.
Nestes dias em que o fator econômico dita os padrões da sociedade, e que em nome de Deus são feitas falcatruas com o dinheiro de pessoas de boa fé, convém reafirmarmos o ensino bíblico sobre o dinheiro.
O dízimo é uma das doutrinas centrais do cristianismo, e é mencionado na Bíblia 49 vezes. Entregar dízimos e ofertas é um ato de obediência a Deus, e pressupõe o conhecimento de algumas verdades, como bem sistematizou o Pr. Cláudio Ernani Ebert (Uma Chave Para a Felicidade: a dinâmica dos dízimos e das ofertas; Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 1996), que esboçamos abaixo:
1. TUDO pertence a Deus (Salmo 24.1,2 e Ageu 2.8). E é do que Ele nos dá que ofertamos.
2. O ser humano é mordomo do que pertence a Deus (Mateus 25.14-30).
3. O dízimo é a décima parte (Malaquias 3.10).
4. Deus considera o dízimo santo (Levítico 27.30-32).
5. O dízimo é para o sustento da casa de Deus (Malaquias 3.10); entregar o dízimo em qualquer outro lugar, ou para qualquer outra finalidade é desobedecer orientação clara da Bíblia.
6. O dízimo deve ser dado do total da renda (Provérbios 3.9).
7. O dízimo é uma instituição mais antiga que a lei de Moisés (Gênesis 14.20; 28.22). Viver na graça não isenta ninguém de entregar o dízimo.
8. O Novo Testamento ensina a pratica do dízimo (Mateus 23.23; 5.20; Lucas 11.42).
9. A entrega dos dízimos é um dos primeiros sinais de uma vida consagrada (Gênesis 28.20-22). Jesus ensinou Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração (Lucas 12.34NVI).
10. A Bíblia classifica como roubo deixar de entregar o dízimo (Malaquias 3.8, 9).
11. Deus fez promessas maravilhosas aos fiéis na entrega do dízimo: fartura, bênçãos sem medida, proteção especial, felicidade, etc, (Malaquias 3.10-12).
12. A prática de ofertar começou com os dois primeiros filhos de Adão e Eva, Abel e Caim (Gênesis 4.3, 4).
13. Deus se agrada quando ofertamos o melhor (Gênesis 4.3-5).
14. As ofertas são diferentes do dízimo (Malaquias 3.8). Israel pecou por negligenciar os dízimos e ofertas. As ofertas não substituem o dízimo, nem podem ser com ele confundido.
15. A oferta que agrada a Deus é sacrificial (Lucas 21.1-4). A Deus o nosso melhor, e não que sobra.
16. As ofertas devem ser dadas para agradar a Deus, e não para admiração das pessoas (Mateus 6.1-4), ou sobre elas exercer domínio.
17. A lei da semeadura estabelece que semear pouco é colher pouco (2 Coríntios 9.6).
18. Deus ama quem dá com alegria (2 Coríntios 9.7). Ninguém deve ofertar por obrigação.
19. Deus multiplica os recursos de quem dá com alegria (2 Coríntios 9.8, 10, 11).
20. Deus multiplica o que temos para nos dar oportunidade de maior fidelidade (2 Coríntios 9.10,11).
21. A Igreja que é fiel na entrega dos dízimos e ofertas supre as necessidades dos santos, e traz mais louvor a Deus (2 Coríntios 9.11,12).
Fidelidade e obediência é o que Deus requer dos seus. Que sejamos obedientes na entrega dos dízimos e das ofertas.
sábado, 17 de abril de 2010
Aulas normais no STBNB - 22 e 23 Abr. 2010
Caríssimos Professores, Professoras, Alunos e Alunas,
Por determinação do Sr. Diretor Geral, Dr. Lyncoln Araújo, informo-vos que as aulas serão normais nos dias 22 e 23 de abril de 2010.
Socializem a informação com seus contatos.
Fraterno abraço,
Por determinação do Sr. Diretor Geral, Dr. Lyncoln Araújo, informo-vos que as aulas serão normais nos dias 22 e 23 de abril de 2010.
Socializem a informação com seus contatos.
Fraterno abraço,
quinta-feira, 1 de abril de 2010
STBNB, 108 ANOS DE LUTAS E VITÓRIAS
Em 1º de abril de 1902 nascia o primeiro Seminário Batista do Brasil, fruto da visão de um judeu-russo, vinculado à Junta de Richmond – Salomão Luís Ginsburg. O Seminário do Norte nasceu sob a égide da resistência, perseverança e, fé. São 108 anos de lutas e vitórias.
Fruto do sonho de um visionário, que acreditava que o Brasil deveria ser evangelizado e pastoreado por nacionais, o jovem Seminário resistiu a uma decisão tomada por ocasião da primeira Assembléia da Convenção Batista Brasileira (CBB), que em 1907 deliberou fundar o Colégio e o Seminário do Rio de Janeiro, o que se concretizou em 1908. Aquela Assembléia decidira ainda que os Batistas teriam apenas um Seminário, o do Rio de Janeiro. O Seminário resistiu e o fruto de sua perseverança, veio em 1918, quando foi recebido como uma das organizações da CBB, condição preservada até nossos dias.
Outra luta enfrentada pelo Seminário do Norte, foi o Movimento Radical, expressão da tensão entre brasileiros e estrangeiros, que teve seu auge em 1923 quando apenas dois alunos permaneceram na instituição. Em 1940 outra crise se abate sobre o Seminário, e o número de alunos cai para oito.
Entre os valorosos obreiros que por aqui passaram, registra-se John Mein (Reitor de 1942 a 1952) e David Mein (Reitor de 1953 a 1985), pai e filho respectivamente, que dirigiram a instituição deixando um legado memorável, entre os quais menciona-se a criação de cursos e a construção da maioria dos prédios do campus, além da positiva influência em centenas de vocacionados.
Desde 1991 o Seminário vem sendo administrado de forma continua por brasileiros (Pastores José Almeida Guimarães, Zaqueu Moreira de Oliveira, Merval de Sousa Rosa, Roberto Schuler), e no momento pelo Dc Lyncoln Araújo, 1º Vice Presidente da CBB, o quinto Diretor nesta seqüência.
Segundo o Dr. Zaqueu Moreira de Oliveira, historiador e ex-Reitor do STBNB, “...cerca de 2.500 alunos receberam diplomas em nível de graduação e pós-graduação, além de outros 2.500 que têm participado em cursos de menor extensão e densidade curricular.” Em meio às lutas de sua centenária história, o STBNB tem muitas vitórias a celebrar.
Ao completar 108 anos, o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil continua, como Casa de Profetas, preparando pessoas para servirem nos vários ministérios da Igreja, denominação, e Reino de Deus. Fiel à sua história o STBNB enfrenta bravamente cada dificuldade, para em seguida celebrar as vitórias glorificando o nome de Jesus Cristo. STBNB, 108 anos preparando vocacionados para o ministério cristão!
Fruto do sonho de um visionário, que acreditava que o Brasil deveria ser evangelizado e pastoreado por nacionais, o jovem Seminário resistiu a uma decisão tomada por ocasião da primeira Assembléia da Convenção Batista Brasileira (CBB), que em 1907 deliberou fundar o Colégio e o Seminário do Rio de Janeiro, o que se concretizou em 1908. Aquela Assembléia decidira ainda que os Batistas teriam apenas um Seminário, o do Rio de Janeiro. O Seminário resistiu e o fruto de sua perseverança, veio em 1918, quando foi recebido como uma das organizações da CBB, condição preservada até nossos dias.
Outra luta enfrentada pelo Seminário do Norte, foi o Movimento Radical, expressão da tensão entre brasileiros e estrangeiros, que teve seu auge em 1923 quando apenas dois alunos permaneceram na instituição. Em 1940 outra crise se abate sobre o Seminário, e o número de alunos cai para oito.
Entre os valorosos obreiros que por aqui passaram, registra-se John Mein (Reitor de 1942 a 1952) e David Mein (Reitor de 1953 a 1985), pai e filho respectivamente, que dirigiram a instituição deixando um legado memorável, entre os quais menciona-se a criação de cursos e a construção da maioria dos prédios do campus, além da positiva influência em centenas de vocacionados.
Desde 1991 o Seminário vem sendo administrado de forma continua por brasileiros (Pastores José Almeida Guimarães, Zaqueu Moreira de Oliveira, Merval de Sousa Rosa, Roberto Schuler), e no momento pelo Dc Lyncoln Araújo, 1º Vice Presidente da CBB, o quinto Diretor nesta seqüência.
Segundo o Dr. Zaqueu Moreira de Oliveira, historiador e ex-Reitor do STBNB, “...cerca de 2.500 alunos receberam diplomas em nível de graduação e pós-graduação, além de outros 2.500 que têm participado em cursos de menor extensão e densidade curricular.” Em meio às lutas de sua centenária história, o STBNB tem muitas vitórias a celebrar.
Ao completar 108 anos, o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil continua, como Casa de Profetas, preparando pessoas para servirem nos vários ministérios da Igreja, denominação, e Reino de Deus. Fiel à sua história o STBNB enfrenta bravamente cada dificuldade, para em seguida celebrar as vitórias glorificando o nome de Jesus Cristo. STBNB, 108 anos preparando vocacionados para o ministério cristão!
quarta-feira, 31 de março de 2010
SAIBA COMO FOI O CULTO DE CELEBRAÇÃO DOS 108 ANOS DO STBNB
Compartilho notícia extraída do site do STBNB:
http://www.seminariodonorte-stbnb.br/noticias.asp?id_not=639
Fraterno abraço,
Alfrêdo
SAIBA COMO FOI O CULTO DE CELEBRAÇÃO DOS 108 ANOS DO STBNB
A noite dessa terça-feira, 30.03.10 ficará marcada na história do STBNB e nos corações de tantos quantos estiveram presentes ao culto de Celebração e de Gratidão pelos 108 anos de existência do STBNB. Um público estimado em 800 pessoas esteve presente ao evento, composto por alunos, professores, funcionários, ex-alunos, pastores e membros das diversas igrejas batistas de Pernambuco. O Coro Sinfônico do STBNB e o Coro dos Diáconos Batistas de Pernambuco abrilhantaram a festa. Todas as organizações batistas nacionais e estaduais se fizeram representadas na plataforma. Na ocasião foi levantada uma oferta para Missões Mundiais.O ponto alto foi a palavra do Pr Adilson Ferreira, Coordenador de Missões Mundiais em São Paulo. Ele trouxe informações dos campos missionários em alguns países, mostrando como o poder da Palavra de Deus tem transformado vidas. O foco de sua palavra foi a apresentação do Brasil como o país do momento nos campos missionários em todo o mundo, um país sempre bem recebido em todas as partes do globo. O culto terminou com um apelo feito pelo Pr Adilson Ferreira, tendo como resultado a entrega de 25 vidas para a obra missionária. Foram adolescentes, jovens e adultos, seminaristas e membros de igrejas evangélicas ali presentes.
http://www.seminariodonorte-stbnb.br/noticias.asp?id_not=639
Fraterno abraço,
Alfrêdo
SAIBA COMO FOI O CULTO DE CELEBRAÇÃO DOS 108 ANOS DO STBNB
A noite dessa terça-feira, 30.03.10 ficará marcada na história do STBNB e nos corações de tantos quantos estiveram presentes ao culto de Celebração e de Gratidão pelos 108 anos de existência do STBNB. Um público estimado em 800 pessoas esteve presente ao evento, composto por alunos, professores, funcionários, ex-alunos, pastores e membros das diversas igrejas batistas de Pernambuco. O Coro Sinfônico do STBNB e o Coro dos Diáconos Batistas de Pernambuco abrilhantaram a festa. Todas as organizações batistas nacionais e estaduais se fizeram representadas na plataforma. Na ocasião foi levantada uma oferta para Missões Mundiais.O ponto alto foi a palavra do Pr Adilson Ferreira, Coordenador de Missões Mundiais em São Paulo. Ele trouxe informações dos campos missionários em alguns países, mostrando como o poder da Palavra de Deus tem transformado vidas. O foco de sua palavra foi a apresentação do Brasil como o país do momento nos campos missionários em todo o mundo, um país sempre bem recebido em todas as partes do globo. O culto terminou com um apelo feito pelo Pr Adilson Ferreira, tendo como resultado a entrega de 25 vidas para a obra missionária. Foram adolescentes, jovens e adultos, seminaristas e membros de igrejas evangélicas ali presentes.
segunda-feira, 29 de março de 2010
STBNB: 108 Anos
CULTO DE GRATIDÃO PELOS 108 ANOS DO STBNB
Na terça-feira, 30.03.10, às 20h, será realizado na Capela David Mein. O culto de Gratidão pelos 108 anos do STBNB. O orador da noite será o Pr Adilson Ferreira, Coordenador de Missões Mundiais em São Paulo. Participação dos Coros Sinfônico e dos Diáconos Batistas de Pernambuco.
Na terça-feira, 30.03.10, às 20h, será realizado na Capela David Mein. O culto de Gratidão pelos 108 anos do STBNB. O orador da noite será o Pr Adilson Ferreira, Coordenador de Missões Mundiais em São Paulo. Participação dos Coros Sinfônico e dos Diáconos Batistas de Pernambuco.
Missões Mundiais, a Mobilização Continua
Por Cristo Vou Até os Confins da Terra! Sob este inspirativo tema durante o mês de março, trabalhamos em nossas igrejas, e no Seminário, a Campanha de Missões Mundiais. O mês está terminando e com ele a campanha, mas a mobilização missionária continua.
A mobilização missionária continua porque o trabalho missionário não para. Março termina, mas os projetos dirigidos por nossos 574 missionários não pararão, mas, continuarão anunciando o Evangelho e promovendo a dignidade humana.
A mobilização missionária continua porque é preciso manter a torre de oração em vigília. A Junta de Missões Mundiais da Convenção Batistas Brasileira mantém o PIM, Programa de Intercessão Missionária que arrola intercessores para a obra missionária. Nosso Seminário está envolvido em uma campanha de 40 dias de oração, precisamos orar sem cessar para dar suporte espiritual aos nossos missionários e missionárias, e para que tenhamos discernimento espiritual em nosso dia-a-dia como Casa de Profetas, para lidar com o cumprimento da parte que nos compete da Grande Comissão.
A mobilização missionária continua porque precisamos contribuir financeiramente. A obra missionária é mantida por ofertas de fé, que são enviadas pelas igrejas e pelos missionários mantenedores. Amanhã, ao celebrarmos 108 anos, entregaremos ao Senhor uma oferta missionária como Seminário, será uma atitude de fé.
A mobilização missionária continua porque Deus continua enviando seus obreiros para os campos, e aqueles que serão enviados nos próximos anos já estão aqui, ou para cá virão em busca de preparo, estejamos mobilizados para oferecer o melhor preparo.
A mobilização missionária continua! O Senhor das Missões está agindo, e devemos nos juntar a Ele no avanço missionário. As Juntas Missionárias e o Povo Batista esperam do Seminário do Norte uma participação decisiva no preparo de vocacionados, afinal os campos estão brancos para a ceifa.
(Publicado no Informativo Semanal do STBNB: Ano XXXVI1 - Nº 07; 29.03.10)
A mobilização missionária continua porque o trabalho missionário não para. Março termina, mas os projetos dirigidos por nossos 574 missionários não pararão, mas, continuarão anunciando o Evangelho e promovendo a dignidade humana.
A mobilização missionária continua porque é preciso manter a torre de oração em vigília. A Junta de Missões Mundiais da Convenção Batistas Brasileira mantém o PIM, Programa de Intercessão Missionária que arrola intercessores para a obra missionária. Nosso Seminário está envolvido em uma campanha de 40 dias de oração, precisamos orar sem cessar para dar suporte espiritual aos nossos missionários e missionárias, e para que tenhamos discernimento espiritual em nosso dia-a-dia como Casa de Profetas, para lidar com o cumprimento da parte que nos compete da Grande Comissão.
A mobilização missionária continua porque precisamos contribuir financeiramente. A obra missionária é mantida por ofertas de fé, que são enviadas pelas igrejas e pelos missionários mantenedores. Amanhã, ao celebrarmos 108 anos, entregaremos ao Senhor uma oferta missionária como Seminário, será uma atitude de fé.
A mobilização missionária continua porque Deus continua enviando seus obreiros para os campos, e aqueles que serão enviados nos próximos anos já estão aqui, ou para cá virão em busca de preparo, estejamos mobilizados para oferecer o melhor preparo.
A mobilização missionária continua! O Senhor das Missões está agindo, e devemos nos juntar a Ele no avanço missionário. As Juntas Missionárias e o Povo Batista esperam do Seminário do Norte uma participação decisiva no preparo de vocacionados, afinal os campos estão brancos para a ceifa.
(Publicado no Informativo Semanal do STBNB: Ano XXXVI1 - Nº 07; 29.03.10)
quinta-feira, 25 de março de 2010
Missões Mundiais & 108 anos do STBNB
Em uma semana nosso Seminário comemorará 108 anos de existência, mais de um século de lutas e vitórias, e a certeza de que até aqui nos ajudou o Senhor. São 108 anos de vidas abnegadas e dedicadas ao preparo de pessoas vocacionadas por Deus, para servi-lo desde o Recife até os confins da terra. Professores e funcionários têm dedicado suas vidas para que os chamados por Deus que aqui chegam, tenham o melhor preparo.
Este ano o nosso aniversário será comemorado de forma singular.
Na próxima terça, dia 30 março, o aniversário do STBNB será comemorado em um Culto Missionário, tendo como pregador o Pr. Adilson Ferreira, Coordenador de Missões Mundiais em São Paulo; o Coro Sinfônico e o Coro dos Diáconos Batistas de Pernambuco abrilhantarão a festa e o povo batista está convidado. Será uma noite memorável!
É um marco histórico, depois de 108 anos de existência, reafirmarmos para o Brasil e para o mundo, nosso amor e compromisso missionário. Ao longo de nossa história, contribuímos com a formação de homens e mulheres para cumprirem o IDE de Jesus Cristo através dos vários Ministérios na Igreja e na Sociedade.
É gratificante ver o quadro de Missionários das nossas Juntas Missionárias e identificarmos pessoas que estudaram por aqui; é bom ver o testemunho do fruto do nosso trabalho atingindo os quatro cantos da terra através do Ministério dos nossos ex-alunos.
Por Cristo Vou Até os Confins da Terra! Este inspirativo tema retrata a nossa história, sim, vamos aos confins da terra através dos nossos frutos, das nossas orações e das nossas ofertas. Ao completar 108 anos de existência, o mais antigo Seminário Batista do Brasil reafirma sua vocação de preparar vocacionados para o Ministério, e continuar oferecendo às Igrejas e às Juntas Missionárias pessoas habilitadas para toda a boa obra. Seja Deus Glorificado!
Este ano o nosso aniversário será comemorado de forma singular.
Na próxima terça, dia 30 março, o aniversário do STBNB será comemorado em um Culto Missionário, tendo como pregador o Pr. Adilson Ferreira, Coordenador de Missões Mundiais em São Paulo; o Coro Sinfônico e o Coro dos Diáconos Batistas de Pernambuco abrilhantarão a festa e o povo batista está convidado. Será uma noite memorável!
É um marco histórico, depois de 108 anos de existência, reafirmarmos para o Brasil e para o mundo, nosso amor e compromisso missionário. Ao longo de nossa história, contribuímos com a formação de homens e mulheres para cumprirem o IDE de Jesus Cristo através dos vários Ministérios na Igreja e na Sociedade.
É gratificante ver o quadro de Missionários das nossas Juntas Missionárias e identificarmos pessoas que estudaram por aqui; é bom ver o testemunho do fruto do nosso trabalho atingindo os quatro cantos da terra através do Ministério dos nossos ex-alunos.
Por Cristo Vou Até os Confins da Terra! Este inspirativo tema retrata a nossa história, sim, vamos aos confins da terra através dos nossos frutos, das nossas orações e das nossas ofertas. Ao completar 108 anos de existência, o mais antigo Seminário Batista do Brasil reafirma sua vocação de preparar vocacionados para o Ministério, e continuar oferecendo às Igrejas e às Juntas Missionárias pessoas habilitadas para toda a boa obra. Seja Deus Glorificado!
quinta-feira, 18 de março de 2010
Missões Mundiais 2010 - O Pastor, a Igreja e Missões
A Campanha de Missões Mundiais está em andamento nas Igrejas Batistas Brasileiras, e neste tempo, alguns dos cerca de 600 Missionários percorrem as Igrejas fazendo a mobilização missionária. Trata-se de uma excelente oportunidade de despertamento e, sobretudo aproximação e comunhão com homens e mulheres que Por Cristo Vão Até os Confins da Terra. Mas, e passada a campanha, o que é feito do ardor missionário?
Há Igrejas que cultivam as organizações missionárias, e parte do contato com o campo é feito através destas organizações; outras igrejas têm os promotores de missões, e eles, na medida do possível, mantêm as igrejas informadas dos desafios, necessidades e vitórias que são alcançadas nos campos missionários.
Entretanto, é inegável que o melhor promotor missionário que uma Igreja pode ter é o seu Pastor, cabe ao Pastor transmitir a visão missionária. A Igreja refletirá a visão do seu Pastor. É preciso a consciência de que Missionários e Missionárias, são homens e mulheres com necessidades, limitações, dúvidas, habilidades e competências, mas sobretudo um senso radical de obediência ao IDE de Jesus Cristo nas várias culturas onde estão inseridos. Cabe ao Pastor oferecer à Igreja uma base sólida para o desenvolvimento do trabalho missionário desde a comunidade local até os confins da terra, sem romantismo ou alienação, mas um trabalho consistente.
O centenário Seminário do Norte, como Casa de Profetas, há de ser um lugar onde a visão da obra missionária é lapidada a cada dia, no contato com os vários saberes e na percepção e leitura crítica da realidade. Os que compõem a comunidade seminarial, precisam estar sintonizados com os desafios que Deus confiou aos Batistas Brasileiros, ao tempo que oferecem uma Reflexão Teológica e Missiológica aos Pastores, e líderes em geral, para que cumpram bem os seus ministérios não negligenciando a visão missionária, afinal: Por Cristo vamos até os confins da terra!
(Publicado no Informativo Semanal do STBNB, 16 Mar. 2010)
Há Igrejas que cultivam as organizações missionárias, e parte do contato com o campo é feito através destas organizações; outras igrejas têm os promotores de missões, e eles, na medida do possível, mantêm as igrejas informadas dos desafios, necessidades e vitórias que são alcançadas nos campos missionários.
Entretanto, é inegável que o melhor promotor missionário que uma Igreja pode ter é o seu Pastor, cabe ao Pastor transmitir a visão missionária. A Igreja refletirá a visão do seu Pastor. É preciso a consciência de que Missionários e Missionárias, são homens e mulheres com necessidades, limitações, dúvidas, habilidades e competências, mas sobretudo um senso radical de obediência ao IDE de Jesus Cristo nas várias culturas onde estão inseridos. Cabe ao Pastor oferecer à Igreja uma base sólida para o desenvolvimento do trabalho missionário desde a comunidade local até os confins da terra, sem romantismo ou alienação, mas um trabalho consistente.
O centenário Seminário do Norte, como Casa de Profetas, há de ser um lugar onde a visão da obra missionária é lapidada a cada dia, no contato com os vários saberes e na percepção e leitura crítica da realidade. Os que compõem a comunidade seminarial, precisam estar sintonizados com os desafios que Deus confiou aos Batistas Brasileiros, ao tempo que oferecem uma Reflexão Teológica e Missiológica aos Pastores, e líderes em geral, para que cumpram bem os seus ministérios não negligenciando a visão missionária, afinal: Por Cristo vamos até os confins da terra!
(Publicado no Informativo Semanal do STBNB, 16 Mar. 2010)
segunda-feira, 8 de março de 2010
Culto de Sombras
(...) Era quase meio-dia, e trevas cobriram toda a terra até as três horas da tarde; o sol deixara de brilhar. (Lucas 23.44-45a NVI)
Venha, juntamente conosco, relembrar o dia em que o mundo ficou em trevas
diante do sacrifício e da morte de Jesus Cristo...
Será na sexta-feira santa, 02 de abril de 2010, às 19h,
na Primeira Igreja Batista em Mirueira.
Você e sua família
são nossos convidados!
Maiores Informações:
Av. João Paulo II, nº 1.020, Mirueira, Paulista – PE. Fone 3437-4539
ENTRADA FRANCA
Venha, juntamente conosco, relembrar o dia em que o mundo ficou em trevas
diante do sacrifício e da morte de Jesus Cristo...
Será na sexta-feira santa, 02 de abril de 2010, às 19h,
na Primeira Igreja Batista em Mirueira.
Você e sua família
são nossos convidados!
Maiores Informações:
Av. João Paulo II, nº 1.020, Mirueira, Paulista – PE. Fone 3437-4539
ENTRADA FRANCA
terça-feira, 2 de março de 2010
Por Cristo Vou Até os Confins da Terra
Chegou o mês de março, e com ele a Campanha de Missões Mundiais, época em que as igrejas batistas brasileiras se mobilizam para orar, contribuir, enviar e conscientizar nosso povo dos desafios missionários do século XXI.
Deus tem abençoado grandemente o povo Batista, e através do ministério dos quase 600 missionários espalhados pelos 61 campos ao redor do mundo 16.990 pessoas se decidiram por Cristo e 2.676 novos crentes foram batizados. Foram 237 novas frentes e 21 novas igrejas organizadas. O relatório completo dos campos onde atuamos através da nossa Junta de Missões Mundiais pode ser acessado pela web:
http://www.porcristovou.org.br/fazendo_missoes/avanco_missionario/semeadura_abundante Seja Deus glorificado!
Para os próximos quatro anos temos metas arrojadas: 46 mil pessoas reconhecendo o senhorio de Jesus Cristo; plantação de 200 novas igrejas, algumas delas em países fechados a proclamação do evangelho; aumentar consideravelmente o número de intercessores cadastrados nos PIM (Programa de Intercessão Missionária), atualmente são 41 mil; no planejamento da JMM está prevista a capacitação e o envio de 370 missionários até 2012.
O nosso Seminário é parte do avanço dos Batistas Brasileiros, alguns dos que estão nos campos se prepararam aqui. Alguns dos que serão nomeados nos próximos anos, no cumprimento do IDE de Jesus Cristo, e no alcance das metas estabelecidas, estão realizando seu curso neste momento. Para nós é uma honra acolhê-los e ajudá-los na sua jornada preparatória. Queridos vocacionados e vocacionadas, o povo batista está acompanhando vocês em oração, e aguardando o feliz momento do envio, prossigam firmes, afinal: Por Cristo vamos até os confins da terra!
(Publicado no Boletim Semanal do STBNB; Ano XXXVI - Nº04; 02.03.10)
Deus tem abençoado grandemente o povo Batista, e através do ministério dos quase 600 missionários espalhados pelos 61 campos ao redor do mundo 16.990 pessoas se decidiram por Cristo e 2.676 novos crentes foram batizados. Foram 237 novas frentes e 21 novas igrejas organizadas. O relatório completo dos campos onde atuamos através da nossa Junta de Missões Mundiais pode ser acessado pela web:
http://www.porcristovou.org.br/fazendo_missoes/avanco_missionario/semeadura_abundante Seja Deus glorificado!
Para os próximos quatro anos temos metas arrojadas: 46 mil pessoas reconhecendo o senhorio de Jesus Cristo; plantação de 200 novas igrejas, algumas delas em países fechados a proclamação do evangelho; aumentar consideravelmente o número de intercessores cadastrados nos PIM (Programa de Intercessão Missionária), atualmente são 41 mil; no planejamento da JMM está prevista a capacitação e o envio de 370 missionários até 2012.
O nosso Seminário é parte do avanço dos Batistas Brasileiros, alguns dos que estão nos campos se prepararam aqui. Alguns dos que serão nomeados nos próximos anos, no cumprimento do IDE de Jesus Cristo, e no alcance das metas estabelecidas, estão realizando seu curso neste momento. Para nós é uma honra acolhê-los e ajudá-los na sua jornada preparatória. Queridos vocacionados e vocacionadas, o povo batista está acompanhando vocês em oração, e aguardando o feliz momento do envio, prossigam firmes, afinal: Por Cristo vamos até os confins da terra!
(Publicado no Boletim Semanal do STBNB; Ano XXXVI - Nº04; 02.03.10)
sábado, 20 de fevereiro de 2010
HÁ LUGAR PARA A DENOMINAÇÃO NO SÉCULO XXI?
O século XX assistiu a expansão e proliferação de denominações cristãs, mas, ao seu final, várias delas encontravam-se em declínio ou fragmentação. Pastores e igrejas em busca da retomada de crescimento, necessidade de contextualização, e relevância para um novo tempo, saíram em busca de modelos e alternativas ao declínio observado em comunidades que perdiam vigor. Outros, se empenharam na fundação de novas igrejas que atendessem as demandas das novas gerações.
Diante deste quadro o século XXI, e encontrou uma época que pode ser classificada como posdenominacional. Um tempo em que a importância, e influência, das denominações tem diminuído, e o foco se volta para igrejas e ministérios. Neste início de século as igrejas se agrupam a partir da identificação com a tendência eclesiológica adotada. Boa parte destes modelos surgiu na segunda metade do século XX. Assim, parte das igrejas começam a identificar-se a partir dos modelos eclesiásticos, e não mais pela filiação denominacional; grupos de afinidades, e não mais de convicções doutrinárias.
Estariam a denominações fadadas a morrer? Qual o lugar dos Batistas – especialmente os ligados à CBB e CBPE – neste contexto? Os Batistas sempre estiveram na vanguarda, e isso sempre ocorreu a partir do conhecimento e prática de princípios que distinguiram os Batistas em sua história. Destaque-se a bandeira da liberdade religiosa e de consciência, tão cara às democracias, mas que tem sua origem no movimento batista.
Ao longo de sua história as práticas batistas mudaram(1) , doutrinas foram reescritas – o que pode ser observado pelo estudo dos documentos de fé produzidos –, mas os princípios permaneceram como marcos norteadores. Diante da fragmentação observável em várias denominações cristãs, a Identidade Batista deve ser redescoberta.
Há lugar para a denominação no século XXI? A resposta é sim, à medida que a Denominação Batista – em suas várias expressões estruturais – redescobre os quatro pilares básicos consubstanciados na Filosofia da Convenção Batista Brasileira, a saber(2):
a) A compreensão da natureza da igreja neotestamentária local;
b) A posição do indivíduo no propósito de Deus;
c) O governo democrático da igreja;
d) O princípio da cooperação.
O centro da denominação batista é a igreja local, portanto enquanto ela existir a denominação existirá. No exercício de sua autonomia as igrejas se organizaram em associações, sociedades, convenções, e criaram várias estruturas de cooperação que dão visibilidade externa a denominação. Se a pergunta for: há lugar para as estruturas denominacionais no século XXI? A resposta dependerá da fidelidade aos princípios historicamente distintivos dos Batistas, e durante este ano esses princípios serão abordados nesta coluna.
1. OLIVEIRA, Zaqueu Moreira. Princípios e Práticas Batistas: uma abordagem histórica. Recife: Kairós Editora, 2003.
2. SOUZA, Sócrates Oliveira de, (org.). Pacto e Comunhão. Rio de Janeiro: Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira, 2004. P. 55
(Artigo publicado no Jornal "O Batista Pernambucano"; Janeiro/Fevereiro de 2010)
Diante deste quadro o século XXI, e encontrou uma época que pode ser classificada como posdenominacional. Um tempo em que a importância, e influência, das denominações tem diminuído, e o foco se volta para igrejas e ministérios. Neste início de século as igrejas se agrupam a partir da identificação com a tendência eclesiológica adotada. Boa parte destes modelos surgiu na segunda metade do século XX. Assim, parte das igrejas começam a identificar-se a partir dos modelos eclesiásticos, e não mais pela filiação denominacional; grupos de afinidades, e não mais de convicções doutrinárias.
Estariam a denominações fadadas a morrer? Qual o lugar dos Batistas – especialmente os ligados à CBB e CBPE – neste contexto? Os Batistas sempre estiveram na vanguarda, e isso sempre ocorreu a partir do conhecimento e prática de princípios que distinguiram os Batistas em sua história. Destaque-se a bandeira da liberdade religiosa e de consciência, tão cara às democracias, mas que tem sua origem no movimento batista.
Ao longo de sua história as práticas batistas mudaram(1) , doutrinas foram reescritas – o que pode ser observado pelo estudo dos documentos de fé produzidos –, mas os princípios permaneceram como marcos norteadores. Diante da fragmentação observável em várias denominações cristãs, a Identidade Batista deve ser redescoberta.
Há lugar para a denominação no século XXI? A resposta é sim, à medida que a Denominação Batista – em suas várias expressões estruturais – redescobre os quatro pilares básicos consubstanciados na Filosofia da Convenção Batista Brasileira, a saber(2):
a) A compreensão da natureza da igreja neotestamentária local;
b) A posição do indivíduo no propósito de Deus;
c) O governo democrático da igreja;
d) O princípio da cooperação.
O centro da denominação batista é a igreja local, portanto enquanto ela existir a denominação existirá. No exercício de sua autonomia as igrejas se organizaram em associações, sociedades, convenções, e criaram várias estruturas de cooperação que dão visibilidade externa a denominação. Se a pergunta for: há lugar para as estruturas denominacionais no século XXI? A resposta dependerá da fidelidade aos princípios historicamente distintivos dos Batistas, e durante este ano esses princípios serão abordados nesta coluna.
1. OLIVEIRA, Zaqueu Moreira. Princípios e Práticas Batistas: uma abordagem histórica. Recife: Kairós Editora, 2003.
2. SOUZA, Sócrates Oliveira de, (org.). Pacto e Comunhão. Rio de Janeiro: Departamento de Comunicação da Convenção Batista Brasileira, 2004. P. 55
(Artigo publicado no Jornal "O Batista Pernambucano"; Janeiro/Fevereiro de 2010)
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Haiti, porque a tragédia?
Oi pessoal, compartilho um pouco do meu pensamento com vocês.
Nestes dias o mundo foi abalado pela notícia do terremoto no Haiti, e várias questões têm sido colocadas desde então.
Porque aconteceu esta tragédia?
Alguns sentenciam que o terremoto é a manifestação da ira de Deus contra um povo que prática o vodoo - um tipo de bruxaria - ou ainda um dos sinais do fim dos tempos.
Outros respondem que o terremoto é tão somente a consequência natural da movimentação das placas tectônicas, que desde que o mundo é mundo tem causado terremotos, uns maiores que outros.
Não devemos querer complicar ou simplificar demais as coisas.
Se o terremoto fosse manifestação da justiça divina, não haveria a morte de crianças inocentes, ou de servos e servas de Deus que foram vitimados pela tragédia. Se fosse o juízo divino eles seriam poupados.
É fato que as placas tectônicas, são responsáveis por terremotos e vulcões ao redor do mundo, conforme pode-se observar na figura abaixo.
Logo, terremotos não acontecem só no Haiti, mas porque a tragédia foi tão grande por lá?
O Haiti é um país miserável, com 80% da população vivendo abaixo da linha da pobreza. Desnecessário dizer que não havia nenhum tipo de prevenção para esse desastre.
O Japão, por outro lado, sendo um país desenvolvido, e localizado igualmente em área de risco, toma precauções até na construção dos prédios, que são projetados para suportar tremores.
O terremoto foi causado pela movimentação das placas tectônicas sim, mas suas consequências foram maiores por causa dos pecados sociais de um país paupérrimo; por causa dos pecados estruturais de um ocidente chamado cristão que concentra as riquezas e recursos nas mãos de poucos, enquanto muitos permanecem na miséria.
As respostas não são demasiadamente simples nem complicadas, mas existem, e precisam ser objeto de nossa reflexão.
Que você tenha uma boa semana, um grande abraço,
domingo, 17 de janeiro de 2010
Capacitação Para Área da Administração Eclesiástica
DATA - 06 DE FEVEREIRO DE 2010 das 13h30 às 17h30
LOCAL - Igreja Batista da Capunga
INFORMAÇÔES - (81) 3301-7889 / 3301-7890
LOCAL - Igreja Batista da Capunga
INFORMAÇÔES - (81) 3301-7889 / 3301-7890
COMO ESCREVER ATAS
Profa. Neide Abreu
COMO RECEPCIONAR BEM
Pr. Joaz do Amaral
COMO PREPARAR RELATÓRIOS FINANCEIROS
Profa. Edilene Tavares
COMO PREPARAR ORDENS DE CULTOS
Profa. Lídia Oliveira
COMO REGISTRAR A HISTÓRIA E ESTATÍSTICA
Profa. Glaucília Perruci
domingo, 3 de janeiro de 2010
Visite o Recife antes que desapareça
Compartilho esta interessante postagem do site do Raul Jungmann:
V Conferência da ONU Sobre Mudança do Clima
Postado às 7:06h
Foi um choque. Numa das principais praças de Copenhague, no centro de uma exposição dedicada a 100 lugares para serem visitados antes que desapareçam, um painel com o Recife e uma foto da praia de Boa Viagem!
Na praça, agora coberta de neve, as pessoas fazem fila e tiram foto dessa exposição realizada por uma ong dinamarquesa com base nos relatos do IPCC, o painel técnico da ONU sobre mudanças climáticas, que conta com mais de 2.500 cientistas.
Pergunto a um dos organizadores o porquê da escolha do Recife como um dos 100 lugares no mundo a se visitar antes que desapareça, fruto das mudanças climáticas.
Ele me responde singelamente que a escolha deriva de dois fatos. Os relatórios técnicos do IPCC sobre os riscos para cidades costeiras, e a situação particularmente crítica do Recife. E, em segundo lugar, a importância, história e população da nossa capital.
Converso mais um pouco com ele, compro o álbum de fotos para mostrar ai no Recife quando chegar e saio da tenda armada no meio da praça de volta à neve e ao frio intenso.
Incrédulo, volto ao painel no meio da neve e o fotografo. Acho um absurdo, mas está lá. Somos o número 18 entre 100 localidades que, dizem eles, devem desaparecer.
Releio o texto em inglês abaixo da grande foto de Boa Viagem. Ele fala um pouco das nossas origens, história, cultura. E destaca que tivemos a primeira sinagoga das américas, durante o período nassoviano.
Sinceramente, não creio que iremos desaparecer. Me recuso a crer, acreditar. Mas, que aquilo ali no meio da praça é um sinal, um alerta, sem sombra de dúvida que sim. independentemente de qualquer coisa mais. Nós estamos na mira.
Enquanto o mundo começa a nos encarar como uma espécie de Jurassic Park, não vemos o mundo. Melhor, nós estamos cegos para o mundo, para as mudanças que virão, que já não são uma possibilidade, mas uma realidade presente.
Raul Jungmann, de Copenhague
www.rauljungmann.com.br:80/?p=6833
V Conferência da ONU Sobre Mudança do Clima
Postado às 7:06h
Foi um choque. Numa das principais praças de Copenhague, no centro de uma exposição dedicada a 100 lugares para serem visitados antes que desapareçam, um painel com o Recife e uma foto da praia de Boa Viagem!
Na praça, agora coberta de neve, as pessoas fazem fila e tiram foto dessa exposição realizada por uma ong dinamarquesa com base nos relatos do IPCC, o painel técnico da ONU sobre mudanças climáticas, que conta com mais de 2.500 cientistas.
Pergunto a um dos organizadores o porquê da escolha do Recife como um dos 100 lugares no mundo a se visitar antes que desapareça, fruto das mudanças climáticas.
Ele me responde singelamente que a escolha deriva de dois fatos. Os relatórios técnicos do IPCC sobre os riscos para cidades costeiras, e a situação particularmente crítica do Recife. E, em segundo lugar, a importância, história e população da nossa capital.
Converso mais um pouco com ele, compro o álbum de fotos para mostrar ai no Recife quando chegar e saio da tenda armada no meio da praça de volta à neve e ao frio intenso.
Incrédulo, volto ao painel no meio da neve e o fotografo. Acho um absurdo, mas está lá. Somos o número 18 entre 100 localidades que, dizem eles, devem desaparecer.
Releio o texto em inglês abaixo da grande foto de Boa Viagem. Ele fala um pouco das nossas origens, história, cultura. E destaca que tivemos a primeira sinagoga das américas, durante o período nassoviano.
Sinceramente, não creio que iremos desaparecer. Me recuso a crer, acreditar. Mas, que aquilo ali no meio da praça é um sinal, um alerta, sem sombra de dúvida que sim. independentemente de qualquer coisa mais. Nós estamos na mira.
Enquanto o mundo começa a nos encarar como uma espécie de Jurassic Park, não vemos o mundo. Melhor, nós estamos cegos para o mundo, para as mudanças que virão, que já não são uma possibilidade, mas uma realidade presente.
Raul Jungmann, de Copenhague
www.rauljungmann.com.br:80/?p=6833
Assinar:
Postagens (Atom)